Tratamento Para Rugas

Rugas

X
  • Rugas: entendendo melhor para preveni-las ou suavizá-las
  • O que é uma ruga?
  • A origem das rugas
  • Por que as rugas aparecem no rosto?
  • Diferentes tipos de rugas faciais
  • As etapas para a formação de uma ruga
  • Aprenda tudo sobre rugas de expressão
  • Aprenda tudo sobre rugas profundas
  • Aprenda tudo sobre as linhas finas
  • Aprenda tudo sobre as rugas nos olhos
  • Aprenda tudo sobre a ruga de leão
  • Aprenda tudo sobre rugas na testa
  • Aprenda tudo sobre as rugas no pescoço e no peito
  • Aprenda tudo sobre as rugas na boca, ou rugas em volta dos lábios
  • Aprenda tudo sobre sulco nasolabial
  • Aprenda tudo sobre sulco labiomental
  • A evolução das rugas
  • Aprenda tudo sobre os pés de galinha
Rugas: entendendo melhor para preveni-las ou suavizá-las

Com o passar do tempo a pele muda, deixando os sinais do envelhecimento aparecerem mais ou menos rapidamente, e isso depende muito do perfil genético e do estilo de vida de cada pessoa. Esses sinais são variados: tez irregular, pele mais seca, o aparecimento de manchas marrons, mas os sinais mais temidos são, sem dúvida, as linhas finas e as rugas.

O que são as rugas exatamente? Como, onde e por que elas se formam? Quais são os diferentes tipos? Aqui você encontra uma visão geral.

Resumo:

-           O que é ruga?
-           A origem das rugas
-           O rosto, a primeira vítima das rugas
-           Diferentes tipos de rugas faciais
-           As etapas para a formação de uma ruga
-           Aprenda tudo sobre linhas finas
-           Aprenda tudo sobre rugas de expressão
-           Aprenda tudo sobre rugas profundas
-           Aprenda tudo sobre rugas nos olhos
-           Aprenda tudo sobre a ruga de ‘leão’
-           Aprenda tudo sobre pés de galinha
-           Aprenda tudo sobre rugas na testa
-           Aprenda tudo sobre rugas no pescoço e no peito
-           Aprenda tudo sobre rugas em volta dos lábios
-           Aprenda tudo sobre sulco nasolabial
-           Aprenda tudo sobre sulco labiomental
-           A evolução das rugas

O que é uma ruga?

A ruga é um sulco, uma rachadura que aparece na pele a partir de certa idade. Os sinais do envelhecimento podem ser superficiais ou profundos.

Uma ruga… duas rugas

As rugas são diferentes de acordo com a sua posição e a maneira como são formadas.

As causas de seu surgimento são de origem interna (fatores genéticos, hormonais e de estresse), causas externas (o sol), consumo de álcool ou de tabaco, alimentação não balanceada ou estilo de vida sedentário.

Por essa razão, existem muitos tipos de rugas. A maioria delas até tem um nome próprio! Rugas de ‘leão’, pés de galinha, sulco nasolabial… Cada ruga tem a sua própria história e seu aspecto diz muito sobre nossa história também!

A origem das rugas

Com a idade, a renovação celular diminui, a pele fica mais fina, se desidrata e perde sua plasticidade. Logo, as rugas se formam principalmente no rosto, porque esta parte do corpo fica permanentemente exposta. Depois, se formam sobre todo o corpo, mas, muitas vezes, de modo menos perceptível.

Fatores de aceleração
O processo de envelhecimento da pele é “programado” pelo perfil genético de cada indivíduo. E é este último que determina o ritmo do envelhecimento do corpo.

Outros fatores associados ao estilo de vida também podem contribuir com esta 'programação' e acelerar este processo natural. Os principais são:

-           O sol;

-           O estresse;

-           O consumo de tabaco; e o álcool

-           Não praticar esportes;

-           Uma dieta não balanceada;

-           Sono inadequado;

-           Falta de hidratação.

A esses fatores você pode acrescentar a ação mecânica da contração repetida dos músculos faciais.

Todos esses elementos exercem um impacto sobre o surgimento das primeiras rugas e sobre sua quantidade e profundidade.

Conclusão: mesmo se você não puder fazer nada sobre os fatores que foram geneticamente programados para você, ainda é possível agir sobre os fatores ligados ao seu estilo de vida.

Referências:
Website -Dermatonet: http://www.dermatonet.com/esthetique-cosmetique-beaute/soins-peau/soin-visage/vieillissement-peau/vieillissement-peau.htm

Por que as rugas aparecem no rosto?

As rugas afetam todo o corpo, mas as rugas faciais são especialmente evidentes e aceitá-las pode ser difícil.

Rugas perceptíveis

As rugas são rachaduras na pele induzidas pelo seu envelhecimento natural. Mas esse processo pode ser acelerado por fatores ambientais e comportamentais, como o sol, o estresse e o consumo de álcool e de cigarro.

Entre esses fatores, alguns como o sol e o tabagismo estão relacionados principalmente ao rosto, que fica menos protegido contra as agressões externas, do que o resto do corpo, que tende a ficar coberto.

A classificação das rugas faciais

Existem dois tipos de rugas faciais:

·          Rugas dinâmicas: essas são rugas de expressão ligadas às que são encontradas na testa, as rugas de ‘leão’ ou os pés de galinha.

·          Rugas estáticas: essas rugas surgem à medida que a pele começa a ficar flácida. Elas são, por exemplo, as linhas de expressão, o sulco nasolabial e as rugas do pescoço e do peito.

Alguns especialistas identificam um terceiro tipo de ruga, que está particularmente associada ao tabagismo ou à exposição prolongada e não protegida ao sol. Ela corresponde às rugas na bochecha e na área da boca.

Referências:
http://www.chirurgieesthetique-paris.fr/medecine-esthetique/traitement-Wrinkles.html

Diferentes tipos de rugas faciais

Existem tipos diferentes de rugas, cada uma formada de sua própria maneira. No entanto, é bastante fácil aprender sobre todas elas. Rugas de leão, sulco nasolabial, rugas no peito… Os nomes dados às rugas faciais dependem apenas do local onde elas surgem, com pequenas exceções.

Rugas dinâmicas

As rugas dinâmicas aparecem a partir das contrações musculares repetidas do rosto. Na verdade, as feições do rosto são submetidas a milhares de contrações todos os dias. Embaixo da pele, cerca de quarenta pequenos músculos são infinitamente contraídos e relaxados para permitir que possamos sorrir, demonstrar surpresa ou expressar descontentamento. Portanto, é graças a essas contrações que o rosto é expressivo. Nós chamamos essas rugas de ‘rugas de expressão'.

As rugas de expressão são:

·          Rugas horizontais na testa
·          A ruga de ‘leão’, entre as sobrancelhas
·          Pés de galinha nos cantos externos dos olhos

Rugas estáticas

As rugas estáticas ocorrem devido ao relaxamento geral dos tecidos da pele e devido à ação da gravidade. Este processo é acentuado por fatores externos, como o sol, por exemplo.

São elas:

·          Linhas de expressão que vão desde os cantos da boca até o queixo
·          Sulcos nasobaliais que vão desde o lado do nariz até os cantos da boca
·          Rugas no pescoço e no peito

Referências:
Livro - A Arte da Toxina Botulínica na Estética de Lakhdar Belhaouardi, Véronique Gassia, 2006:

http://books.google.fr/books?id=RddX55gAa1IC&pg=PA12-IA52&lpg=PA12-IA52&dq=Wrinkles+profondes+ou+superficielles&source=bl&ots=gCpCNFPjDk&sig=SPYIguSqQON-RGRFVVvswANNBAE&hl=fr&sa=X&ei=sZvUUvGvDYqCogTHr4HICA&ved=0CG0Q6AEwBw#v=onepage&q=Wrinkles%20profondes%20ou%20superficielles&f=false
Website - Cnrs:
http://www.cnrs.fr/cw/dossiers/doschim/decouv/peau/antiWrinkles.html

As etapas para a formação de uma ruga

As rugas aparecem pouco a pouco e expõem a progressão de um processo lento, complexo e profundo. Esses fenômenos ocorrem na epiderme, a barreira natural da pele e na derme.

A perda da elasticidade

À medida que o tempo passa, o corpo fica cansado e as células se renovam mais lentamente e a produção de determinadas moléculas fica menos intensa. Isso inclui:

-           As moléculas de colágeno que garantem a firmeza da pele
-           As moléculas de elastina que dão à pele sua elasticidade.

As glândulas sebáceas, que produzem o sebo, também têm seu ritmo de produção reduzido: a pele cresce mais fina e desidrata facilmente.

Uma mudança de estrias naturais para rugas

A pele não é uma superfície lisa e regular. Vista sob um microscópio, ela exibe estrias de vários tamanhos e ‘níveis’. A parte principal forma uma espécie de rede em malha.

Com a idade, a profundidade das estrias grandes é acentuada, ao passo que as estrias menores diminuem até desaparecerem. Esse fenômeno interrompe a malha estabelecida, causando a perda da firmeza e da elasticidade da pele e provocando as rugas, que, nesse momento, podem ser vistas a olho nu.

Referências:
Website - l’Inserm:
http://www.inserm.fr/thematiques/technologies-pour-la-sante/dossiers-d-information/biomateriaux/la-bio-ingenierie-de-la-peau-et-des-tissus-elastiques

Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Tegumento:
http://www.cert-besancon.com/fr/presentation/biometrologie/l-evaluation-du-vieillissement.html

Aprenda tudo sobre rugas de expressão

As rugas de expressão se formam depois do uso repetido dos músculos faciais. Até você atingir certa idade, as dobras aparecem e desaparecem com as expressões faciais. Por exemplo, quando sorrimos, dobras se formam no canto da boca. Quando pensamos, franzimos as sobrancelhas e permitimos que um vinco se forme entre os olhos e em nossa testa. Mas a pele recupera seu aspecto liso, quando o rosto deixa de expressar essas emoções.

Rugas de expressão ao longo do tempo

A partir dos 20 anos de idade,  começa o processo de envelhecimento da pele, o que causa a perda da elasticidade da pele. Com o tempo, ela fica cada vez menos capaz de recuperar sua aparência lisa depois de cada contração muscular.

A idade na qual essas rugas de expressão aparecem, a quantidade e a profundidade delas dependem de cada pessoa, de seus genes, de seu estilo de vida, mas também, é claro, da expressividade de seu rosto.

Local

É evidente que as rugas de expressão são encontradas nas partes mais expressivas do rosto, particularmente na área dos olhos, com os pés de galinha no canto externo dos olhos, ou entre as sobrancelhas, na forma de ruga de leão.

Referências:
Artigo Clínico 2012 do Dr. Andrée Mathieu-Serra
http://www.stacommunications.com/journals/leclinicien/2002/09_September/Wrinkles.pdf

Aprenda tudo sobre rugas profundas

As rugas profundas, temidas pela maioria das mulheres, são a manifestação de uma mudança no coração do par pele-músculo.

A flacidez da pele
À medida que o tempo passa, a produção de colágeno e elastina, que dá resistência e elasticidade para a pele, diminui. A pele tende a relaxar. Este fenômeno é chamado de envelhecimento da pele.

O encurtamento dos músculos
Os músculos do rosto encurtam e se retraem, criando, assim, as rugas de expressão que se tornam permanentes.

O encurtamento dos músculos é particularmente visível nas áreas do rosto que são ricas em músculos. É assim que as rugas de expressão profundas são formadas, como os pés de galinha ou a ruga de leão.

Fatores externos

O sol e o consumo de tabaco causam a produção significativa de radicais livres, moléculas que atacam as células saudáveis do corpo. Os radicais livres, responsáveis pela disfunção ou a morte das células, agem sobre todos os tipos de células, incluindo as dos músculos. Por essa razão, eles são igualmente responsáveis pelo aparecimento das rugas profundas.

Aprenda tudo sobre as linhas finas

As linhas finas são os primeiros sinais do envelhecimento da pele. Essas dobras na pele, menos evidentes do que as rugas, se diferenciam dessas últimas pela profundidade de suas estrias.

Linhas finas e rugas dividem a mesma origem

As rugas e as linhas finas têm a mesma origem, que é o envelhecimento natural, acelerado ou não por fatores internos ou externos. Na realidade, tudo depende do estilo de vida de cada um. Com o tempo, a quantidade de colágeno e elastina diminui.

A pele, menos tonificada, relaxa e as fibras se rompem. As linhas finas acabam encontrando seu lugar nas cavidades do rosto, no canto dos olhos ou ao redor da boca. Dependendo da característica da pessoa, as rugas podem aparecer muito precocemente, entre os 20 e 30 anos de idade.

Referências:
Centro de Estudos e Pesquisas sobre o Tegumento:
http://www.cert-besancon.com/fr/presentation/biometrologie/l-evaluation-du-vieillissement.html

Aprenda tudo sobre as rugas nos olhos

Essas rugas estão localizadas ao redor e não apenas nos cantos dos olhos.

As rugas mais numerosas nos olhos são as rugas de expressão, simplesmente porque usamos os músculos situados sob a pele ao redor dos olhos com muito mais frequência.

Elas aparecem com o passar dos anos, quando a pele começa a crescer mais fina, desidratada e perde sua elasticidade e firmeza. Certos fatores ambientais podem acelerar este fenômeno, em particular a exposição repetida e não protegida ao sol.

As rugas nos olhos também podem ser explicadas pela falta de sono, por períodos estressantes ou por uma dieta não balanceada.

Dois tipos de rugas nos olhos

Os olhos são afetados por dois tipos de rugas, denominadas de acordo com a sua localização:

Pés de galinha, que aparecem nos cantos externos dos olhos;
A ruga de leão ou ruga glabelar, que se forma entre as sobrancelhas.

Também, as linhas finas, na maioria das vezes horizontais, que aparecem ao redor da pálpebra inferior.

Referências:
Website do Dr. Kron, cirurgião plástico:
http://www.dr-kron-chirurgie-esthetique.com/intervention.php?ref=42&scientifique

Aprenda tudo sobre a ruga de leão

A ruga de leão aparece entre as sobrancelhas. Ela também tem outro nome, 'ruga glabelar'.

Para visualizá-la, sente-se na frente de um espelho e franza as sobrancelhas. Uma dobra vertical aparecerá entre as duas sobrancelhas: a famosa ruga de leão, que confere ao rosto um aspecto severo e preocupado.

O nascimento desta ruga está ligado à contração repetida dos músculos adjacentes, chamados corrugadores. Portanto, a ruga de leão é uma ruga de expressão.

Um fenômeno combinado

Como todas as rugas de expressão, a ruga de leão surge a partir de dois fatores: a contração dos músculos e a perda da elasticidade da pele, que pode ser acentuada por elementos externos e pela exposição repetida e não protegida ao sol. Ela pode aparecer muito precocemente nas pessoas que frequentemente franzem o rosto. Na maioria das vezes, elas nem percebem que fazem isso. A ruga de leão, às vezes, começa a aparecer entre os 20 e 30 anos de idade.

Referências:
Website - Cirurgiões Plásticos.info:
http://www.chirurgiens-plasticiens.info/lexique/Wrinkles-du-lion-ou-Wrinkles-inter-sourcillieres.php

Livro de Anatomia Clínica de Jean-François Garrido, p 205:
http://books.google.fr/books?id=3FPvnnpH0p8C&pg=PA205&dq=muscle+corrugateur&hl=fr&sa=X&ei=sLVUsWbE5XfoATkw4HQDg&ved=0CDIQ6AEwAA#v=onepage&q=muscle%20corrugateur&f=false

Website - Dr. Philippe Abimelec:
http://www.abimelec.com/botox_anti_Wrinkles.html

Aprenda tudo sobre rugas na testa

As rugas que aparecem na testa são rugas de expressão. Elas ocorrem entre as sobrancelhas e horizontalmente, abaixo do contorno do couro cabeludo.

Causada por músculos

As sobrancelhas podem permanecer na posição, graças a duas forças opostas:
- Os músculos de abaixamento situados ao redor das sobrancelhas
- Os músculos de elevação da testa

Os músculos de elevação acabam sendo, também, os responsáveis pela formação das dobras na testa. A testa de um rosto jovem fica lisa novamente assim que os músculos relaxam, mas à medida que o tempo passa, a pele fica menos elástica e os músculos de elevação se encurtam: as dobras da testa se tornam permanentes e as rugas são formadas.

Referências:
Base de dados do CHU d’Angers:
http://www.plastie-chu-angers.fr/media/18_botox__030636900_1145_23062011.pdf

Aprenda tudo sobre as rugas no pescoço e no peito

Em geral, damos atenção especial às rugas faciais, em detrimento ao pescoço e peito, mesmo eles estando expostos aos fatores que aceleram o envelhecimento da pele. À medida que o tempo passa, essas áreas podem, de fato, exibir uma grande quantidade de rugas.

As rugas no pescoço ou no peito não são causadas pelo movimento repetido dos músculos da pele. Elas não são rugas de expressão ou rugas dinâmicas. Pelo contrário, elas são rugas estáticas.

A formação das rugas no peito

As rugas no peito normalmente se formam no sentido vertical da pele. Elas surgem no início do peito e, depois esticam aqui e ali, na direção da clavícula.

Elas ocorrem, principalmente, devido ao envelhecimento natural, porque a pele nesta área é muito fina. Frágil, ela é vulnerável aos fatores que aceleram o envelhecimento natural, como a exposição prolongada ao sol ou o tabagismo, que levam a uma produção significativa de radicais livres – as moléculas que atacam as células saudáveis do corpo.

A formação das rugas no pescoço

As rugas no pescoço são horizontais e se formam à medida que a pele começa a ficar flácida.

A pele é composta de vários elementos, como:

-           Fibras de colágeno.
Produzidas por fibroblastos, elas formam uma densa rede e são responsáveis pela resistência da pele às forças do estiramento ou de tensão.

-           Fibras de elastina.
Também produzidas pelos fibroblastos e ligadas em rede, elas conferem elasticidade à pele e também sua resistência à tensão.

Com o passar dos anos, as fibras de colágeno e de elastina se renovam continuamente, o que permite que elas exerçam bem seu papel. Mas, quanto mais o tempo passa, sua síntese diminui e a rede de fibras fica menos densa e a pele menos firme. É por isso que ela acaba ficando flácida e frouxa.

Referências:
Website - Dr. Benjamin Cozanet:
http://www.drbenjamincozanet.com/medecine-esthetique/acide-hyaluronique/decollete.html

A Matriz Extracelular e Envelhecimento Vascular, de Marie-Paule, Jacob. Síntese Comentários. Medicina/Ciência, 2006; 22:273-8:
http://www.chups.jussieu.fr/polys/capacites/capagerontodocs/annefondamentale/VieillissementMEC1.pdf

Apostila de Prépa:
http://www.poly-prepas.com/images/files/Chapitre%2010%20Cellules-Matrice%20extracellulaire.pdf

Aprenda tudo sobre as rugas na boca, ou rugas em volta dos lábios

As rugas que ficam localizadas ao redor da boca têm muitos nomes:

-           Linhas provocadas pelo sol;
-           Rugas de fumante;
-           Código de barras, falando de uma forma mais irreverente.

Elas surgem no lábio superior e no sentido vertical da pele. Como os nomes sugerem, elas surgem, normalmente, devido à exposição ao sol e ao tabagismo.

O impacto do tempo, do sol e do tabagismo

À medida que os anos passam, o processo do envelhecimento se inicia. As células da pele se renovam com menos rapidez e funcionam com menos eficácia. A pele desidrata e fica mais fina, rachaduras aparecem e dão origem às rugas. Este processo pode seguir o ritmo programado pelos genes de cada indivíduo. Mas ele também pode ser acelerado por fatores externos, como o sol e o tabaco.

O sol age através dos raios ultravioletas, que penetram na pele e são capazes de:
-           Desencadear a produção de radicais livres, moléculas que atacam as células saudáveis;
-           Alterar o DNA das células. O DNA é a molécula que carrega as informações genéticas. É o que está na base de todos os comandos, funcionamento e a vida útil de cada elemento do corpo. Se ele for danificado, informações são perdidas e as células podem começar a se proliferar de forma descontrolada, levando, entre outros fatores, a um câncer de pele.

O tabaco também provoca a produção de radicais livres. Ele reduz a síntese do colágeno e da elastina, substâncias que dão resistência e elasticidade à pele.

Todos esses elementos estão envolvidos no aparecimento, eventualmente precoce, das rugas em volta dos lábios.

Referências:
Website – Dr. Marie Fabiani:
http://www.drfabiani-medecine-esthetique.com/pratique/glossary?id=13

Ficha de um Grupo Temático de Dermatologia Estética e Corretiva da Sociedade Francesa de Dermatologia:

http://www.grdec.com/public/partie-informative/description-du-vieillissement-du-visage/44

Aprenda tudo sobre sulco nasolabial

Os sulcos nasolabiais, ou nasogenianos, também são chamados de linhas do sorriso. Elas surgem a partir das laterais do nariz e se juntam aos cantos da boca, formando uma linha diagonal. Elas marcam o sorriso, por isso têm esse nome.

Rugas programadas
Em adultos jovens, as maçãs do rosto são bem definidas. Juntamente com o queixo e o nariz, elas formam um triângulo equilateral. Mas, este formato geométrico evolui e suas proporções mudam com a idade, fazendo com que as linhas do sorriso apareçam.

O seu surgimento pode ser explicado de maneira lógica: elas resultam do movimento para baixo do complexo formado pela pele e pela gordura subcutânea.

Por que o sulco nasolabial aparece?
No rosto, a camada de gordura engrossa à medida que vai ficando cada vez mais longe da orelha. Muito expressiva nas bochechas, esta gordura não é solidamente fixa, o que a torna móvel.

Três elementos interveem no processo de aparecimento do sulco nasolabial:
-           a gravidade;
-           a dissolução de um pouco de gordura;
-           a flacidez dos tecidos, causada pelo desaparecimento progressivo das fibras de elastina e de colágeno.

O complexo pele/gordura se deslocará até encontrar resistência, o que ocorrerá no músculo orbicular da boca, que compõe a sua estrutura. A gordura e a pele se desenrolam ao longo dos músculos, formando o sulco nasolabial.

Referências:
Arquivo - A Dermatologia Estética e Corretiva da Sociedade Francesa de Dermatologia:
http://www.grdec.com/public/partie-informative/description-du-vieillissement-du-visage/44

Livro de Lakdhar Belhaouari, A Arte da Toxina Botulínica na Estética:
http://books.google.fr/books?id=RddX55gAa1IC&pg=PA12-IA64&lpg=PA12-IA64&dq=ptose+sillon+nasog%C3%A9nien&source=bl&ots=gCqtLDSqKj&sig=m9NaQEp7OdPbEJdllwAN40gHU78&hl=fr&sa=X&ei=SpHgUsKaC4SCogSvsoGgBA&ved=0CFEQ6AEwAw#v=onepage&q=ptose%20sillon%20nasog%C3%A9nien&f=false

Artigo de Jaën Christian no Jornal Internacional de Cirurgia Estética:
http://www.ijcs.org/7/23/134/Liposculture%20cervico-faciale%20(Dr.%20Jaen).pdf

Aprenda tudo sobre sulco labiomental

Os sulcos labiomentais estão localizados entre a boca e o queixo.

Eles têm uma estreita relação com o sulco nasolabial. Esses sulcos, que surgem na lateral do nariz em direção aos cantos dos lábios, se formam a partir do deslocamento do complexo de pele/gordura nas bochechas.

O complexo de pele/gordura se encontra com o músculo orbicular, que fica ao redor da boca, para formar o sulco nasolabial. Além disso, os sulcos labiomentais aparecem conforme este movimento é prolongado, como ocorre na formação da papada. O rosto perde seu formato oval e assume um aspecto oco e mais pesado.

Referências:
Arquivo de um Grupo Temático de Dermatologia Estética e Corretiva da Sociedade Francesa de Dermatologia:
http://www.grdec.com/public/partie-informative/description-du-vieillissement-du-visage/44

Livro de Lakdhar Belhaouari, A Arte da Toxina Botulínica na Estética:
http://books.google.fr/books?id=RddX55gAa1IC&pg=PA12-IA64&lpg=PA12-IA64&dq=ptose+sillon+nasog%C3%A9nien&source=bl&ots=gCqtLDSqKj&sig=m9NaQEp7OdPbEJdllwAN40gHU78&hl=fr&sa=X&ei=SpHgUsKaC4SCogSvsoGgBA&ved=0CFEQ6AEwAw#v=onepage&q=ptose%20sillon%20nasog%C3%A9nien&f=false

Artigo de Jaën Christian no Jornal lnternacional de Cirurgia Plástica:
http://www.ijcs.org/7/23/134/Liposculture%20cervico-faciale%20(Dr.%20Jaen).pdf

Website - Dr. Barbe:
http://www.dr-barbe.com/consultation-medecine-esthetique/o-medical-lift.html?4e55262cd8d7b82c065c96a277380129=6d82277a0679bf74dac0ab2eb30adc03

A evolução das rugas

É muito difícil, se não for impossível, apontar uma idade na qual as primeiras rugas aparecerão, pois isso depende do perfil genético de cada pessoa.

Certas pessoas passam pelo processo de envelhecimento natural, que começa cedo. Outras são mais sensíveis aos fatores ambientais, que aceleram este processo.

Mas, em geral, demonstra-se que o envelhecimento natural da pele pode começar a partir dos 20 anos de idade.

Rugas profundas: previna o envelhecimento

A menos que adotemos alguns bons hábitos, o envelhecimento nos faz correr o risco de desidratação da pele, que, depois, fica fina. As linhas finas, então, se transformam em rugas e sinais de cansaço, como as olheiras ou as bolsas sob os olhos, também surgem de forma mais ou menos permanente.

Para acompanhar e combater o fenômeno natural do envelhecimento da pele, lembre-se de limpar, hidratar e nutrir sua pele. Também é importante escolher um produto criado para o tipo e maturidade de sua pele.

Inclusive, é importante proteger-se dos fatores que aceleram o fenômeno do envelhecimento da pele, como:
-           o sol;
-           o estresse;
-           o consumo de tabaco; e de álcool
-           ter uma dieta não balanceada;
-           falta de sono;
-           falta de hidratação;
-           falta de exercícios físicos.

Referências:
Website - As Ciências Biológicas e as Ciências Sociais Aplicadas na Academia de Versailles:
http://www.sbssa.ac-versailles.fr/IMG/pdf/Dossier_vieillissement_de_la_peau.pdf

Aprenda tudo sobre os pés de galinha

As rugas chamadas 'pés de galinha’ são rugas de expressão. Elas aparecem por causa do uso repetido de um músculo adjacente, que é chamado orbicularis oculi. O orbicularis oculi forma uma elipse ao redor do olho. É, principalmente, esse músculo que nos permite fechar as pálpebras, ou até mesmo apertar os olhos, quando confrontamos com uma luz muito brilhante.

Entretanto, a contração e o relaxamento sucessivo e repetido dos músculos não são os únicos responsáveis pela formação dos pés de galinha. A perda da elasticidade da pele, bem como os fatores ambientais, como o sol ou o consumo de tabaco, acentuam o fenômeno.

Uma ruga precoce

Os pés de galinha podem surgir muito cedo: ela é o sinal precoce do envelhecimento da pele. Para retardar seu aparecimento ou suavizar seu aspecto, como acontece com todas as outras rugas, é aconselhável adotar uma dieta equilibrada rica em frutas, vegetais e peixe, limitar sua exposição ao sol, praticar exercícios físicos regulares e hidratar corretamente sua pele desde cedo com um produto dedicado.

Referências:
Medisite (Hon site)
http://www.medisite.fr/beaute-comment-effacer-les-pattes-d-oie.350342.99.html

Cirurgia Estética e Funcional da Face, de Raymond Gola, p 141:
http://books.google.fr/books?id=48v1rYPhk0MC&pg=PA7&lpg=PA7&dq=orbicularis+oculi+patte+d'oie&source=bl&ots=u0F0-wEbjS&sig=cV1qHdk9aMqX6tWXBtw0gYNpbuE&hl=fr&sa=X&ei=XurVUrLEFITzoASS04L4DA&ved=0CFIQ6AEwBQ#v=onepage&q=orbicularis%20oculi%20patte%20d'oie&f=false

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.