Sono e Envelhecimento da Pele

O papel do sono na qualidade da pele

X
  • O papel do sono na qualidade da pele
  • Sono: um tempo para regeneração
  • As consequências da falta de sono
O papel do sono na qualidade da pele

Sim, faz parte da natureza humana envelhecer. E nossa pele reflete este processo ano após ano. Mas você sabia que 50% do envelhecimento da pele está associado a fatores externos relacionados ao nosso estilo de vida, como nosso sono? Na verdade, os problemas com o sono e a falta dele têm consequências que vão muito além da simples fadiga: ter curtos períodos de sono por noites repetidas pode ter consequências em longo prazo, já que esse hábito acelera muito o fenômeno do envelhecimento da pele. Quais são os efeitos do sono na pele? O que acontece quando dormimos mal ou muito pouco? Nossas respostas abaixo.

Resumo
•           Sono: um tempo para a regeneração
•           As consequências da falta de sono

Sono: um tempo para regeneração

Durante o dia, a pele exerce a sua função de barreira e protege o organismo contra as agressões ambientais: do sol, do vento, da poluição... À noite, ela se regenera ao se beneficiar do descanso que merece. Por essa razão, o sono ajuda a preservar a saúde da pele, mas também retarda o processo interno do envelhecimento.

Um tempo para a hidratação
Você transpira, mas sem que a água evapore tão rapidamente como ocorre durante o dia: isso contribui para a hidratação da sua pele.

Um tempo para a regeneração do tecido
·          Suas células se regeneram muito mais rapidamente do que durante o dia, e o pico dessa regeneração ocorre entre 1h e 2h da manhã.
·          A produção do colágeno e da elastina, responsáveis pela firmeza e elasticidade da pele aumenta devido aos picos de secreção do hormônio do crescimento no início da noite. Sabemos que isso ocorre para promover a cicatrização e tornar a pele mais espessa.
·          A degradação das proteínas diminui, o que contribui para a melhor coesão das células.

Um tempo para limpeza e proteção
·          A microcirculação é aumentada, principalmente entre as 23h e às 4h. As células da pele recebem mais oxigênio e nutrientes, o que lhes permite trabalhar o máximo de seu potencial. A pele é uma das principais beneficiárias desta grande atividade.

·          A melatonina, o hormônio que regula o sono e o ciclo de vigília, cujo pico de secreção ocorre por volta das 2h da manhã, protege as células da pele contra os danos dos radicais livres, devido à sua ação antioxidante.

·          Por todas estas razões, é importante ter a quantidade certa de sono sempre que possível: para que você possa proporcionar para a sua pele meios para ela manter uma boa saúde. Regenerada e descansada, a pele resistirá ainda mais aos sinais do envelhecimento.

Descubra também:
·          As consequências da falta de sono

As consequências da falta de sono

Você deve ter notado que depois de uma noite ruim, a aparência do seu rosto muda. Olheiras, bolsas sob os olhos, pele enrugada… Se algumas noites mal dormidas acentuam a aparência ‘cansada’, a longo prazo, a falta de sono expõe as mulheres ao envelhecimento precoce da pele.

O papel dos hormônios
Quando você não tem um sono adequado, os ritmos biológicos ficam confusos:

•           A síntese de melatonina, o hormônio que regula o nosso padrão de sono/vigília, fica alterada, interferindo em todo o processo regenerativo associado ao sono.
•            O corpo produz mais cortisol, o “hormônio do estresse’’, causando uma diminuição na produção de colágeno, um dos principais componentes da pele. Menos elástica e menos firme, a pele envelhece precocemente.
•           Há uma diminuição na produção do hormônio do crescimento, uma produção que ainda é essencial para a regeneração da pele. Na verdade, ela contribui para a cicatrização e espessamento da pele. Esta função é ainda mais importante para combater o processo de envelhecimento da pele, porque, com a idade, ela se torna mais fina.

As consequências da falta de sono

Expressões faciais tensas, uma pele sem brilho, bolsas sob os olhos ou olheiras são sinais que revelam uma noite mal dormida. Mas os efeitos a médio e longo prazo de noites de sono mal dormidas também são visíveis, e são revelados por:

• Uma pele mais frágil, desidratada e com rugas precoces;
• Uma pele sem brilho e com olheiras escuras, que são mais acentuadas devido à diminuição da microcirculação;
• Um afinamento da pele, que também se torna mais frágil devido à diminuição da renovação da pele;
• Uma perda da densidade e o surgimento de flacidez da pele, devido à redução na síntese do colágeno.

Descubra também:
Sono: um tempo para a regeneração

Referências:
Website - l’Inserm:
http://www.inserm.fr/thematiques/neurosciences-sciences-cognitives-neurologie-psychiatrie/dossiers-d-information/sommeil

Guia de l’Inpes:
http://www.inpes.sante.fr/CFESBases/catalogue/pdf/1215.pdf
Kotlus BS. Efeito da Posição de Dormir Sobre o Envelhecimento Facial Percebida. Cirurgia Dermatológica, 2013 Sep;39(9):1360-2. doi: 10.1111/dsu.12266. Epub 2013 Jul 18.

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.