Os Perigos do Sol e o Envelhecimento da Pele 

X
  • O sol, um amigo perigoso
  • Como limitar o impacto do sol na pele
  • Soluções para esse tipo de problema
O sol, um amigo perigoso

A luz do sol é certamente vital para o corpo funcionar devidamente e faz bem para a mente. Entretanto, você também está bem ciente: expor-se ao sol, sem tomar algumas precauções essenciais, rapidamente se tornará perigoso.

Com isso, surgem duas questões fundamentais para os adoradores do sol: como aproveitar o sol e, ao mesmo tempo, limitar o impacto na pele e o que você deve fazer se já tiver exagerado?

Resumo:
• Sol: precauções que devem ser tomadas
• Cuide da pele excessivamente exposta

Como limitar o impacto do sol na pele

Sol: precauções que devem ser tomadas

O sol é um fator na aceleração do envelhecimento da pele. Devido aos raios ultravioleta, UVA e UVB, o sol é responsável pelo aparecimento precoce de linhas finas e rugas e, também, pode causar a formação de manchas escuras na pele, nas mãos e na área do decote.

Prepare sua pele

Você sabia? Frutas e vegetais que são ricos em betacaroteno preparam sua pele para receber o sol, pois estimulam a produção de melanina, uma substância que o corpo produz para nos proteger contra os raios do sol e que nos dá uma boa tez. Entretanto, tome cuidado, pois embora preparem sua pele para o sol, não previnem danos solares. Portanto, não se esqueça de proteger sua pele com um protetor solar especial! Para aproveitar os benefícios dessas frutas e vegetais, você deve consumi-los pelo menos dez semanas antes de sair em um feriado.

Ricos em antioxidantes, as frutas e vegetais também protegerão você contra os radicais livres que são causados pelos raios UV. Tomates, cenouras, batatas-doces, melão, manga, pimenta: é fácil reconhecê-los, vá por sua cor vermelha, amarela ou laranja.

Limite a exposição

Evite permanecer sob o sol durante as horas mais quentes do dia. Em outras palavras, principalmente entre 9h e 17h. Não se esqueça que, mesmo embaixo de um guarda-sol ou da sombra, 30% dos raios ultravioleta, refletidos pelo chão ou extensões de água, conseguem alcançar você.

Se você toma remédios fotossensíveis ou usa produtos com fragrância (perfume, água de colônia…), não permaneça sob o sol seja qual for a hora do dia, pois você corre o risco de apresentar alergias, queimaduras, manchas e outras reações dérmicas.

Finalmente, não se esqueça que cada momento que você passa em áreas externas conta (jardins, bricolagem, atividades esportivas…) e não somente o tempo gasto com a intenção de ‘tomar sol’.

Maneiras diferentes de se proteger

Sob o sol, o melhor é usar roupas de algodão que cubram bem o corpo, óculos escuros e um chapéu ou boné. Diariamente, escolha loções que contenham filtros UV e, quando souber que vai passar um tempo sob o sol, por exemplo, no final de semana ou feriado, não se esqueça do protetor solar. Escolha os que filtram os raios UVA e UVB e que tenham um fator de proteção solar alto, dependendo do seu tipo de pele.

Você sabia?

Muitas vezes achamos que a exposição deliberada ao sol é a mais perigosa para nossa pele. Contudo, a exposição passiva ao sol, sem a intenção de banho de sol (ex.: durante atividades externas) também é uma ameaça. Os danos causados pelos raios UVA e UVB acumulam e você deve saber que:

·          Os raios UVA estão presentes na atmosfera durante todo o ano e compõem 95% dos raios UV.
·          Estão ativos nos dias nublados e ensolarados.
·          Podem atravessar o vidro (janelas de carro, janelas de vidro laminado).
·          20 minutos de exposição aos raios UVA ou alguns minutos de exposição aos raios UVB causa mudanças moleculares, que levam três dias para serem reparadas.

Soluções para esse tipo de problema

Cuide da pele excessivamente exposta

Nunca é tarde demais para tomar medidas positivas e adotar alguns bons hábitos ao sair no sol, seja qual for a sua idade e independentemente das marcas que o sol deixou em sua pele.

Não importa se você acabou de começar a se expor ao sol ou se você toma banho de sol há muitos anos, sua pele pode ficar desidratada. Você deve nutri-la para devolver sua elasticidade e maciez. Escolha fórmulas que sejam enriquecidas em:

- Elementos nutritivos oleosos;
- Antioxidantes, como a Vitamina E, para combater o excesso de radicais livres responsáveis pelo aparecimento precoce de linhas finas e rugas.

Se você apresentar queimaduras de sol, opte por um produto reparador, que possui propriedades antioxidantes que ajudam a combater o efeito destrutivo dos radicais livres causados pelos raios UV. Outro benefício evidente: esse produto hidratante ajuda a prolongar seu bronzeado, o que também é ótimo!

Tome providências para evitar e corrigir as manchas marrons

Peles boas expostas ao sol durante vários anos devem ser nossa principal preocupação, mas não a única. O acúmulo de sol pode causar o aparecimento de manchas, até mesmo na pele escura. Para prevenir sua formação, de agora em diante, opte por produtos de proteção solar específicos enriquecidos em:

- Ácidos de frutas para esfoliar a superfície da pele e eliminar as células que estão cheias de melanina, a substância responsável pela coloração da pele;
- Antioxidantes para combater os radicais livres;
- Produtos como ROC® CLARIFIANT, que impedem a atividade da tirosinase, enzima que age no início da formação dos grãos de melanina.

Tome providências para corrigir os sinais de envelhecimento

Para tratar as rugas e linhas finas causadas pelo sol ou para prevenir seu aparecimento e desenvolvimento, escolha um produto de proteção solar com ação anti-idade. Uma sugestão é o  MINESOL® ANTIOXIDANT, que oferece proteção solar com Fewerfew PFE®, que combate os radicais livres e possui ação anti-idade.

Tome providências pelo lado de dentro: nossas dicas

Como os raios UV atacam as células da pele e a tornam mais seca, e como estão envolvidos na produção de radicais livres, que aceleram o envelhecimento da pele, é essencial hidratar-se corretamente e consumir alimentos que são ricos em antioxidantes. Portanto, beba pelo menos 1,5 litro de água por dia, para ajudar sua pele a permanecer flexível e elástica. Além disso, considere o chá verde e o suco fresco de frutas e vegetais por seus poderes de saciedade, hidratantes e antioxidantes. Por último, opte por frutas e vegetais que são ricos em água, para ajudar a combater o ressecamento e os radicais livres: pepino, alface, tomate e abobrinha, bem como melancia, melão, morangos e frutas cítricas.

Descubra também:

•           Sol: precauções que devem ser tomadas.

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL: Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
ROC® MINESOL®: Proteção solar com benefícios adicionais para o cuidado diário da pele.
ROC® PRO-RENOVE: Único anti-idade que age um passo antes: desacelera o envelhecimento da pele.
ROC® PRO-CORRECT: Age de dentro para fora e de fora para dentro para reverter rugas profundas.
ROC® C-SUPÉRIEUR: Linha de antioxidantes com Vitamina C, que previne e combate o envelhecimento da pele.