Pele seca

Pele seca

X
  • Pele seca
  • O que é a pele seca?
  • Problemas associados à pele seca
  • A evolução da pele seca ao longo dos anos
  • Produtos específicos para pele seca
Pele seca

Você tem uma pele sem brilho, esticada e sem elasticidade? Não há dúvidas de que você tem a pele seca, ou seja, uma pele sem hidratação! Vários fatores, como a poluição ou as condições climáticas, podem ser responsáveis por esta desidratação.

Por isso, é fundamental proteger sua pele para conter as irritações causadas pelas agressões externas.

Leia nosso artigo que fala sobre ‘pele seca’ para conhecer nossos conselhos e explicações sobre esse tipo de pele.

Resumo
•           O que é pele seca?
•           Problemas associados à pele seca
•           A evolução da pele seca ao longo dos anos
•           Produtos específicos para pele seca

O que é a pele seca?

A pele seca é um tipo que carece de lipídeos, de água... ou de ambos. Ela pode ser reconhecida por sua aspereza ao toque. Em todos os casos, a característica principal deste tipo de pele é a falta de hidratação.

Resta saber se a sua pele se enquadra na categoria de pele seca fisiológica ou patológica.

No primeiro caso, o problema é genético: sua estrutura já está estabelecida! Sua pele provavelmente é muito sensível ao frio (ela tem a tendência de rachar) ou ao ar seco. Ela pode ficar esticada ou coçar.

Com as peles secas patológicas, a sua grave desidratação causa um desconforto significativo e um problema estético. Se a sua pele se enquadra nesta categoria, ela requer atenção médica.

Um tipo de pele que tende a reagir mais do que as outras

No inverno, 30 a 40% das mulheres sofrem com a pele seca: a famosa ‘pele de cobra’ causa estragos nas pernas e nos braços, enquanto no rosto a sensação de desconforto é acompanhada por descamação, estrias ou vermelhidão. Esta vermelhidão pode revelar inflamação e irritação, características da pele seca. Devido à falta de oleosidade e dos lipídeos protetores, ela reage vigorosamente às agressões externas.

Descubra também:

•           Problemas associados à pele seca
•           A evolução da pele seca ao longo dos anos
•           Produtos específicos para pele seca

Problemas associados à pele seca

O oposto da pele oleosa, a pele seca parece fina, sem brilho, sem imperfeições e os poros são mais fechados.

Por outro lado, as pessoas que têm este tipo de pele são propensas a um desconforto diário, devido à sensação de repuxamento da pele ou, até mesmo, devido ao ardor ou coceira.

Um tipo de pele frágil
A diminuição do estoque de água na camada córnea (a parte mais externa da epiderme), que forma parte da pele seca, é um problema chamado ‘xerose’. Esse problema provoca o afinamento da pele, deixando-a frágil, ressecada e sem elasticidade o que, às vezes, vem acompanhada pela descamação (pele que descola) em um grau maior ou menor.

Da xerose às doenças dermatológicas
Se a xerose for geralmente um problema dermatológico isolado, então ela pode ser o sinal de doenças dermatológicas, como a dermatite atópica ou a ictiose, que são formas de eczema e psoríase. A pele fica com uma aparência áspera, cinzenta e granulada, o couro cabeludo produz escamas dolorosas e fissuras aparecem nas palmas das mãos e dos pés. Esta pele também pode estar sujeita à coceira, o que pode alterar a qualidade da barreira dérmica e causar dor, ressecar a epiderme e até mesmo causar infecções.

Se você reconhece a sua condição a partir de qualquer um destes sintomas, não hesite em consultar um dermatologista.

Descubra também:
•           O que é pele seca?
•           A evolução da pele seca ao longo dos anos
•           Produtos específicos para pele seca

A evolução da pele seca ao longo dos anos

Quando se trata de envelhecimento, todas as peles respondem de forma diferente. Algumas, como as peles secas, são mais propensas à formação de rugas e aos sinais do envelhecimento devido à sua desidratação, o que provoca a perda da plasticidade e o surgimento de manchas na pele. A pele oleosa geralmente envelhece melhor: a sua produção de oleosidade permite uma boa hidratação.

Quanto mais fina e seca a pele for, mais ela corre riscos de ficar manchada pela passagem do tempo. As primeiras rugas aparecem ao redor da área dos olhos, depois se espalham de acordo com a estrutura da musculatura e dos ossos da face. A pele, então, perde sua firmeza e manchas pigmentares também podem aparecer.

Portanto, se sua pele é seca, é importante que você adote bons hábitos para prevenir e retardar o envelhecimento.

Descubra também:
•           O que é pele seca?
•           Problemas associados à pele seca
•           Produtos específicos para pele seca

Produtos específicos para pele seca

Bons hábitos a serem adotados
Para limpar a pele seca é melhor escolher um produto de limpeza suave com o pH neutro. Você pode combinar a reidratação e a proteção da pele com um creme  que contenha ativos hidratantes e ácidos graxos.

A pele seca é particularmente propensa à formação de rugas. A boa notícia é que é possível retardar esses sinais do envelhecimento. Para isso, você pode, por exemplo, combinar o seu produto hidratante com um produto anti-idade, como o retinol ou com ácido hialurônico.

Descubra também:
•           O que é pele seca?
•           Problemas associados à pele seca
•           A evolução da pele seca ao longo dos anos

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.