Pele muito seca

Pele muito seca

X
  • Pele muito seca
  • O que é uma pele muito seca?
  • Problemas associados à pele muito seca
  • A evolução da pele muito seca ao longo dos anos
  • Produtos específicos para peles muito secas
Pele muito seca

Sua pele parece estar repuxada, esticada e coça? Pode acontecer de sua pele apresentar escamas ou rachaduras? Não tenha dúvidas, você tem uma pele muito seca. Este tipo de pele é caracterizado pela falta de hidratação e, às vezes, de lipídeos, moléculas essenciais para manter uma boa hidratação.

Por que algumas peles se tornam muito secas? Como podemos controlar as sensações desconfortáveis associadas ao ressecamento? Por que as peles muito secas são mais marcadas pelas rugas? Leia nosso arquivo que fala sobre ’pele muito seca para conhecer nossos conselhos e explicações sobre esse tipo de pele.

Resumo

•           O que é uma pele muito seca?

•           Os problemas associados à pele muito seca

•           A evolução da pele muito seca ao longo dos anos

•           Produtos específicos para pele muito seca

 

O que é uma pele muito seca?

Reconhecida:

  • Pela sensação de aspereza;
  • Por sua falta de elasticidade e maciez;
  • Pelas sensações de coceira e repuxamento que causa;
  • Pelas áreas irritadas e vermelhas que exibe.

Quais são as causas do ressecamento da pele?

Os lipídeos, que estão envolvidos no processo e garantem uma boa hidratação e proteção da pele, estão em quantidades insuficientes na superfície da pele muito seca, que não tem, ou perdeu, sua capacidade de reter água. Essa alteração na função de barreira produz uma pele muito seca e vulnerável, e, por isso, mais sensível às agressões externas (bactérias, poluição).

Se você tem uma pele muito seca, talvez:

•           Ela possa ser uma resposta a uma agressão externa contínua ou recente que é muito intensa. Essa agressão pode ser química ou climática (ambiente extremamente frio ou seco).

•           Pode ser o sintoma de uma doença dermatológica, como a dermatite atópica ou a ictiose, caracterizada pela pele que permanece sempre muito seca em muitas áreas do corpo. É essencial sempre consultar seu dermatologista.

 

Descubra também:

Problemas associados à pele muito seca

A pele muito seca, se não for adequadamente hidratada e nutrida, apresenta coceira e irritação diariamente.

Danificada, ela tem problemas para se proteger das agressões externas. Além disso, assim que é submetida a condições irritantes, ela se torna ainda mais sensível e frágil e, por isso, menos capaz de se proteger.

Ressecamento e coceira na pele

O ressecamento severo da pele pode provocar prurido e coceira, o que é especialmente comum em pessoas idosas. Esta condição não é necessariamente dolorosa, mas a coceira que provoca pode causar lesões na pele.

Ressecamento e inflamação na pele

A pele muito seca, às vezes, exibe pequenas inflamações:

•           A pele fica avermelhada ou incha;

•           As lesões aparecem;

•           A coceira piora.

Consequências

A pele muito seca fica propensa a desenvolver prurido e inflamações e é mais vulnerável à invasão de bactérias. Esses problemas podem romper a barreira da epiderme mais facilmente e provocar infecções. Por isso, é importante cuidar da pele seca e evitar o desenvolvimento de tais sintomas.

Descubra também:

A evolução da pele muito seca ao longo dos anos

A pele seca e a pele muito seca têm a tendência a envelhecer mais rapidamente do que a pele oleosa ou mista. As rugas, em especial, aparecem mais rapidamente e em uma quantidade muito maior. No entanto, a flacidez da pele é menos evidente na pele muito seca do que na pele oleosa, por exemplo.

Enfraquecimento da barreira da pele

É principalmente graças à manutenção da boa hidratação que a epiderme está apta a desempenhar seu papel como uma barreira da pele. Mas, com o tempo, esta capacidade da epiderme reter as moléculas de água tende a enfraquecer. Para a pele muito seca, que já tem um enfraquecimento nesse sentindo, as consequências do envelhecimento são ainda maiores.

Para as mulheres, a redução nos níveis de estrogênio após o período da menopausa, causa o afinamento da pele e seu ressecamento. Menos hidratada, a pele mancha mais facilmente e as rugas aparecem e se aprofundam na pele.

Para prevenir os efeitos do tempo e o aparecimento das rugas, você precisa dar atenção especial ao cuidado de sua pele e oferecer produtos que nutrem a pele muito seca.

Descubra também:

Produtos específicos para peles muito secas

A pele muito seca é especialmente afetada pelos problemas de prurido, inflamação, lesões ou até infecções, que precisam ser prevenidos.

Em primeiro lugar, evite a exposição aos fatores agravantes, como:

•           O sol

•           O frio;

•           O vento;

•           Água clorada;

•           Uso de certos medicamentos.

Depois, tome essas medidas: remova a maquiagem, limpe a pele com um produto suave e, em seguida, aplique produtos que preservem a hidratação e a nutrição das camadas mais externas da epiderme.

Faça a limpeza sem alterar sua pele

A remoção da maquiagem e a limpeza são indispensáveis, mesmo para a pele muito seca, que é frágil e sensível. Esses procedimentos permitem que você elimine, com eficácia, as impurezas que se acumulam, como a oleosidade, o suor, as bactérias e as células mortas, e devem ser realizados usando produtos específicos, os quais ajudarão na reconstrução do filme protetor de sua pele.

Nutra a pele para restaurar o filme hidrolipídico

Depois que a pele está limpa, ela precisa ser nutrida para conter qualquer irritação e permitir que ela recupere sua elasticidade. Não estamos falando de apenas hidratar a camada mais externa da epiderme, mas também de fornecer a ela nutrientes para ajudá-la a regenerar seu filme protetor: o filme hidrolipídico.

Existem vários produtos que atendem perfeitamente às necessidades de peles muito secas. Escolha os que sejam mais adequados para a maturidade de sua pele.

 

Descubra também:

•           O que é uma pele muito seca?;

•           Os problemas associados à pele muito seca;

•           A evolução da pele muito seca ao longo dos anos;

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.