Pele mista

X
  • Pele mista
  • O que é pele mista?
  • Problemas associados à pele mista
  • A evolução das peles mistas ao longo dos anos
  • Produtos específicos para pele mista
Pele mista

Se acreditarmos em todas aquelas cenas de filmes, em que as mulheres se levantam da mesa para ir ao banheiro retocar a maquiagem, podemos dizer que um grande número da população feminina deve ter a pele mista! Este tipo de pele combina áreas de pele oleosa com áreas de pele normal ou seca. É possível perceber isso pela aparência brilhante na zona ‘T’, ou seja, queixo, nariz e testa, enquanto a pele das têmporas e bochechas é normal ou seca. A pele mista exige atenção especial, porque ela precisa de produtos de cuidados diferentes para cada área do rosto e porque tende a ficar desidratada ao longo do tempo.

Leia nosso artigo que fala sobre ‘pele mista’ para conhecer nossos conselhos e explicações sobre esse tipo de pele.

Resumo
•           O que é pele mista?
•           Problemas associados à pele mista
•           A evolução da pele mista ao longo dos anos
•           Produtos específicos para pele mista

O que é pele mista?

Se você tem pele mista, ela mostra claramente:
•           Zonas que tendem a ser normal ou seca
•           Zonas que são oleosas

A diferença entre essas duas áreas é mais ou menos perceptível.

Se a pele mista representa a maior parte da pele na idade adulta, você também deve saber que as zonas de pele seca, com a idade, tendem a se espalhar para toda face.

A Zona ‘T’
No rosto, a pele tende a ser mais oleosa:
•           no nariz
•           na testa
•           no queixo

Esta é a famosa zona ‘T’, que recebe esse nome porque representa a forma na qual estas três regiões estão localizadas no rosto.

A pele do nariz, da testa e do queixo também têm características de pele oleosa. A pele nessas regiões é delicada e exibe uma aparência brilhante, às vezes com imperfeições. A textura muitas vezes é grossa e os poros são um pouco dilatados. A pele não tem brilho, pois o excesso de oleosidade contém impurezas que impedem que a luz reflita.

Bochechas e têmporas
Fora da zona ‘T’, ou seja, nas bochechas e das têmporas, a pele é bastante seca . Como não tem água suficiente e não produz oleosidade em uma quantidade adequada, muitas vezes ela não tem brilho.

Ao toque, as zonas secas nas peles mistas são ásperas, esticadas e, às vezes, estriadas.

Elas coçam e apresentam uma sensação desconfortável, que seria bom evitar.

Descubra também:
•           Problemas associados à pele mista;
•           A evolução da pele mista ao longo dos anos;
•           Produtos específicos para pele mista;

Problemas associados à pele mista

Frequentemente confundidas com peles normais , as peles mistas são negligenciadas. Isso é um grande erro: na realidade, elas requerem uma atenção muito especial.

Os problemas da zona ‘T’
Na zona ‘T’, ou seja, no queixo, nariz e na testa, as peles que tendem a ser mistas podem apresentar imperfeições, como os temidos cravos.

Este tipo de imperfeição corresponde ao acúmulo de oleosidade na abertura do canal sebáceo. O cravo tem uma cor característica porque os lipídeos existentes no sebo reagem com o ar na superfície da pele (pode-se dizer que ele ‘oxida’). Se o cravo fica infeccionado, ele fica com um ponto vermelho ou branco. Portanto, evite causar irritação nessas imperfeições, vamos cuidar da nossa pele mista com mais atenção!

Problemas localizados nas bochechas e nas têmporas
Fora da zona ‘T’, a pele mista tende a ser normal ou seca. Se ela é seca, isso ocorre pela falta de lipídeos e, às vezes, de água. Com a produção insuficiente de oleosidade, a pele fica desidratada e esticada. A solução? Hidratação, usando produtos especiais.

Descubra também:
•           O que é pele mista?
•           A evolução da pele mista ao longo dos anos
•           Produtos específicos para pele mista

A evolução das peles mistas ao longo dos anos

As pessoas com pele mista têm a vantagem de ter um rosto parcialmente protegido contra os efeitos do tempo, graças ao excesso de oleosidade produzida no queixo, no nariz e na testa. A oleosidade, composta principalmente por lipídeos, implica na manutenção da boa hidratação da pele. Como resultado, os sinais do envelhecimento, como as rugas  demoram um pouco mais para aparecer. No entanto, não é o que acontece com a pele das têmporas, bochechas e das áreas secas, que devem receber atenção especial.

O efeito do tempo sobre a pele mista
Com o passar do tempo, a pele mista tem a tendência de desidratar . Ela também fica predisposta à perda da elasticidade e do tônus e ao aparecimento de rugas nas zonas secas. A pele fica progressivamente sem brilho e surgem irregularidades, como as manchas marrons podem aparecer. A melhor arma para combater essa evolução? Prevenção por meio da hidratação: portanto, adquira o hábito de beber muita água e de nutrir sua pele com produtos especiais e você terá todas as chances de realmente retardar os efeitos do tempo sobre sua pele.

Descubra também:
•           O que é pele mista?
•           Problemas associados à pele mista
•           Produtos específicos para pele mista

Produtos específicos para pele mista

Muitas vezes confundimos a pele mista e a pele normal, mas estes dois tipos não têm as mesmas necessidades.

A pele mista requer uma atenção muito especial. A zona ‘T’ tem uma tendência a ser oleosa e deve ser limpa de forma eficaz, ao passo que as zonas secas, que são as bochechas e as têmporas, requerem um cuidado ainda mais delicado. Portanto, você tem de, passo a passo, esforçar-se para atender às necessidades de cada uma dessas áreas.

Trabalhando na Zona ‘T’
Para limpar seu rosto, o melhor a fazer é optar por um produto suave, uma loção micelar, por exemplo, ou um cleanser para pele normal ou mista.

Em seguida, escolha um creme não oleoso para hidratar a zona ‘T’ e fechar os poros.

Limpe e hidrate a zona seca
As zonas secas na pele mista sofrem de falta de hidratação e, às vezes, de lipídeos.

Portanto, elas devem receber a nutrição adequada de um creme hidratante, que é mais rico do que o utilizado na zona ‘T’. Este creme deve:
•           restaurar o filme protetor que é encontrado na superfície da epiderme;
•           reduzir a desidratação;
•           evitar irritação.

As zonas secas infelizmente são muito negligenciadas. Você também tende a dar mais atenção à reparação principalmente da zona ‘T’ oleosa? No entanto, são as zonas secas que irão se sobrepor e se espalhar com o tempo, devido ao envelhecimento da pele. Por isso, o melhor é adotar bons hábitos o mais cedo possível!

Descubra também:
•           O que é pele mista?
•           Problemas associados à pele mista
•           A evolução da pele mista ao longo dos anos

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.