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O Que o Estresse Pode Causar Na Pele

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  • Quanto mais zen, mais bonita
  • Combata o estresse: algumas pequenas dicas para alcançar a serenidade
  • Cuidando da pele estressada
Quanto mais zen, mais bonita

Como possui terminações nervosas muito finas, a pele reage diretamente a nossas emoções.

Nos momentos de estresse, a pele se torna mais irritável e pode coçar. No decorrer do tempo, o estresse também pode deixar sua marca no rosto: linhas finas e rugas aparecem, a pele fica desidratada, mais fina e menos elástica. A boa notícia: ficando mais relaxados, só podemos ficar mais bonitos – que excelente ideia!

Resumo:
•           Combata o estresse: algumas pequenas dicas para alcançar a serenidade
•           Cuidando da pele estressada

Combata o estresse: algumas pequenas dicas para alcançar a serenidade

O estresse afeta o corpo em muitos níveis e, especialmente, a pele. O estresse pode causar:

-           aparecimento de espinhas;
-           formação de rugas e linhas finas precoces;
-           perda da hidratação da pele;
-           inflamação;
-           aumento da fragilidade.

Esses efeitos negativos do estresse podem causar uma marca duradoura em sua pele, acelerando seu envelhecimento.

Reações em Cadeia
Você quer fazer tudo certo e está correndo para deixar todo mundo feliz. As demandas de sua família e colegas estão sempre aumentando, mas você está sem tempo. Dessa forma, você está estressado.

Seu corpo reage comandando o sangue para se concentrar nos órgãos vitais. A pele não faz parte deles, portanto, recebe menos nutrição pelas células sanguíneas, que, geralmente, são responsáveis por transportar os nutrientes e o oxigênio necessário para o bom funcionamento e regeneração celular.

Em todo caso, aumenta a produção de radicais livres, as moléculas que atacam as células saudáveis quando existem muitas delas. Essas moléculas, por sua vez, atacam os fibroblastos, que acabam produzindo menos colágeno: a pele perde sua firmeza.

Por fim, o hormônio do estresse, o cortisol, causa a inflamação da pele e se manifesta como vermelhidão.

Respire…
Se você se sentir sobrecarregado, como no caso de um ataque de estresse, dê um tempo e respire profundamente: inspire e encha seu estômago antes do tórax e então expire lentamente, cinco vezes seguidas.

Acalme-se
Todos nós sabemos disso: quando estamos estressados, tendemos a fazer bico, franzir a testa e adotar expressões faciais que refletem nosso estado de espírito. Fazendo isso, forçamos nossa pele a dobrar repetidamente nos mesmos sulcos o tempo todo. Com o tempo, o sulco se torna uma ruga que nos dá uma aparência severa. Portanto, devemos tentar relaxar nosso rosto: massageamos o rosto, rimos em frente ao espelho, para estimular todos os músculos faciais. E, acima de tudo, tentamos nos acalmar!

Relaxe
Existem vários métodos de relaxamento que você pode usar. O mais simples consiste em você alongar as costas, contrair firmemente todo o corpo durante alguns segundos e então relaxar tudo. Em seguida, gaste alguns minutos se conscientizando do contato entre cada parte do seu corpo e a superfície sobre a qual está repousando. Esse exercício permitirá que você se desligue de sua mente agitada, a fim de ‘voltar’ para o seu corpo.

Corra, dance, mexa-se!
Para relaxar, não há nada melhor do que uma boa sessão de esporte. Trinta minutos de exercícios diários, cinco vezes por semana, são suficientes para reduzir o estresse de maneira espetacular. Praticando esporte, você não só libera endorfinas, os hormônios do bem-estar, como também estimula a microcirculação da pele, enquanto se livra das toxinas através da transpiração.

Pense em magnésio
O magnésio é um oligoelemento que é considerado a melhor substância antiestresse natural. Contudo, mais de uma mulher em quatro apresenta déficit de magnésio! Veja se esse não é o seu caso e coma vegetais verdes, grãos integrais, óleos naturais (nozes, avelãs, amêndoas) e vegetais secos (feijões brancos, lentilhas, ervilhas), pois são alimentos que são ricos em magnésio.

Mime-se!
Se você se desestressa comendo, por que não fazer um agrado a si mesmo com um pedaço de chocolate amargo? É uma excelente fonte de antioxidantes, as moléculas que combatem os radicais livres causados pelo estresse. O chocolate amargo também é rico em magnésio e promove a produção da serotonina e endorfinas, dois hormônios que promovem o bem-estar. Seria uma pena se privar disso!

 

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Cuidando da pele estressada

Apesar de todas as resoluções e precauções que alguém possa tomar, infelizmente, é difícil se livrar totalmente do estresse. A pele fica cansada e precisa de atenção especial.

Lembre-se de hidratar sua pele
Sua pele estressada precisa ser hidratada. Para recuperar a elasticidade e maciez, nutra a pele com produtos ricos em:
- Moléculas hidrofílicas, em outras palavras, aquelas que têm uma afinidade com a área, como o ácido hialurônico, um ingrediente que está naturalmente presente na pele;
- Elementos nutritivos oleosos, como a glicerina e a manteiga de karité.

Tome providências para prevenir e corrigir linhas finas e rugas
Para retardar a formação e o desenvolvimento de linhas finas e rugas, aplique cremes enriquecidos em:
- Antioxidantes, como a vitamina E ou C para combater o excesso de radicais livres;
- Retinol, que ajuda a síntese de colágeno;
- Ácido hialurônico, uma molécula que mantém a hidratação da pele e a mantém tonificada.

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