O que é envelhecimento da Pele

X
  • Entendendo o envelhecimento da pele
  • O que é envelhecimento da pele?
  • Problemas associados ao envelhecimento da pele
  • Cuidando de sua pele para retardar o envelhecimento
  • Nossa recomendação de estilo de vida para limitar os efeitos do envelhecimento
Entendendo o envelhecimento da pele

Por mais incrível que possa parecer, o envelhecimento da pele começa por volta dos 25 anos de idade. Seu ritmo se mantém constante, antes de acelerar com a queda dos hormônios que ocorre devido à menopausa. Como resultado, a pele fica flácida, perde sua elasticidade e mostra sinais de envelhecimento, como rugas, manchas marrons, bolsas sob os olhos e olheiras. Porém, não é preciso entrar em pânico: mesmo que pareça inevitável, este processo de envelhecimento felizmente pode ser retardado graças à adoção de bons hábitos e ao uso de produtos anti-idade. 

 

Referências:

Website - CHU de Besançon:

http://www.chu-besancon.fr/cdvp/vieillissement/vieillissement.html

Sociedade Francesa de Dermatologistas:

http://dermato-info.fr/article/Le_vieillissement_de_la_peau

O que é envelhecimento da pele?

À medida que envelhecem, os órgãos do corpo humano, e a pele é um desses órgãos, começam a funcionar com menos eficiência. Este processo, programado por nosso perfil genético, pode ser agravado pelo meio ambiente e por um estilo de vida nada saudável.

25 anos: os primeiros sinais de envelhecimento da pele

É muito difícil de acreditar, mas aos 25 anos de idade nossa pele já começou a envelhecer. O ritmo de renovação celular diminui e as células mais velhas se acumulam na superfície. Como resultado disso, a pele adquire uma tez  sem brilho.

A atividade das glândulas sebáceas diminui também, levando à desaceleração da produção da oleosidade. Ao contrário do que você possa pensar, isso não é bom! O filme hidrolipídico, que impede a água de sair do nosso corpo, não desempenha mais seu papel de barreira de forma eficaz, causando a desidratação da pele.

Já que certas moléculas são produzidas em menores quantidades, os radicais livres, as moléculas químicas responsáveis pelo envelhecimento, aumentam de produção. Flacidez da pele , perda da flexibilidade, da plasticidade e do tônus, o aparecimento das rugas... Os primeiros sinais do envelhecimento aparecem. Finalmente, as manchas marrons  também podem aparecer na face, dando à pele uma aparência irregular.

Envelhecimento da pele: fatores agravantes

Se o envelhecimento da pele segue um ritmo determinado pelo corpo, de acordo com genes de cada indivíduo (estamos nos referindo ao relógio biológico de cada um), esse processo pode ser acentuado por diferentes fatores externos:

Descubra também:

 

Problemas associados ao envelhecimento da pele . Cuidando de sua pele para retardar o envelhecimento.
Nosso conselho para ter um estilo de vida saudável 

Referências:

Tratado de Andrologia para Uso de Médicos: http://goo.gl/dmBFnU p 623 Dermatologista Ludovic Rousseau: http://www.dermatonet.com

Problemas associados ao envelhecimento da pele

Os problemas associados ao envelhecimento da pele se manifestam de formas diferentes. Além das alterações de natureza estética, é possível observar o aparecimento de lesões que são mais ou menos benignas ou que causam desconforto.

Os marcadores do envelhecimento da pele

Todos nós somos capazes de reconhecer os sinais do envelhecimento no rosto, sem conhecer a origem dessas alterações que ocorrem na forma, textura e na cor uniforme da pele.

Rugas  são as principais características do envelhecimento da pele. Elas aparecem primeiramente nas áreas de expressão facial. Essa é a razão pela qual chamamos estas marcas de ‘rugas de expressão’ . Elas são causadas pela contração repetida dos músculos localizados:

  • na testa (rugas de leão, linhas de expressão);

  • ao redor da boca (linhas do riso, linhas em volta dos lábios);

  • próximo dos olhos (pés de galinha).

As rugas que aparecem nas zonas onde os músculos são menos solicitados, como as bochechas, são ocasionadas muitas vezes pelo meio ambiente e, mais particularmente, pela exposição prolongada e repetida aos raios ultravioletas.

As manchas marrons ou manchas de idade  surgem no rosto, no pescoço, no peito, nos braços entre outras áreas. Este acúmulo de melanina (molécula que pigmenta a pele) aparece principalmente depois de uma exposição muito frequente e sem proteção ao sol.

A flacidez da pele  tem início quando as células da pele começam a produzir menos colágeno e elastina, as moléculas que garantem a firmeza e a elasticidade da pele.

As bolsas sob os olhos  ocorrem devido à má circulação linfática e sanguínea, ou devido ao deslocamento da gordura supraorbital para a pálpebra inferior.

As olheiras  são o resultado da má circulação sob os olhos.

A desidratação  se manifesta em uma pele mais esticada, mais seca e que tende a repuxar. O fenômeno ocorre devido a uma diminuição na eficácia do filme hidrolipídico da pele, que não é mais capaz de manter um nível de hidratação suficiente no corpo.

Descubra também:

Referências:

Ata da Universidade aberta em 2011, Dr. Hervé Van Landuyt, dermatologista em Besançon:

Cuidando de sua pele para retardar o envelhecimento

Com a idade, a pele tende a ressecar, a tez perde o brilho e as rugas aparecem gradualmente. Para evitar que esses sinais de envelhecimento se instalem de forma muito rápida e profunda na pele, são necessários alguns cuidados:

Remoção da maquiagem e limpeza: ações indispensáveis

Todos nós sabemos que a remoção da maquiagem e a limpeza são hábitos essenciais de qualquer rotina de beleza. Mas você sabia que estas também são ações vitais para uma rotina antienvelhecimento eficaz?

De fato, as impurezas e as células mortas que se acumulam na superfície da pele (oleosidade + toxinas durante a noite, oleosidade + maquiagem + poluição no dia) impedem que a pele se oxigene adequadamente, faz com que ela perca o brilho e acelera o processo de envelhecimento da pele.

Hidrate mais a sua pele

O envelhecimento causa a desidratação da pele que, por sua vez, promove o aparecimento das rugas. Na melhor das hipóteses, para diminuir o aparecimento dos sinais do envelhecimento, é essencial hidratar-se bebendo, pelo menos, 1,5 litro de água por dia e nutrindo a pele com cremes hidratantes adequados para o seu tipo de pele e idade.

Produtos anti-idade de ação comprovada

Com a idade, o corpo funciona de forma menos eficaz. A renovação celular da pele ocorre mais lentamente, regenerando com menos rapidez e acumulando as células mortas. Da mesma forma, a produção de colágeno e elastina, o que dá firmeza e elasticidade para a pele, diminui. Os produtos antienvelhecimento ajudam você a prevenir e a corrigir todos esses fenômenos, graças aos princípios ativos que eles contêm. Para ajudá-la a entender melhor os ingredientes de seus frascos e potes de cremes, observe que:

  •  O Retinol  estimula a renovação celular e a produção de colágeno, uma molécula que fornece elasticidade à pele.

  •  O ácido hialurônico , produzido naturalmente pelo organismo, é capaz de reter água e, consequentemente, ajuda a dar firmeza para a pele.

  •  Os antioxidantes, como a vitamina C  e vitamina E

protegem a pele dos efeitos danosos dos radicais livres e das agressões externas.

  •  A glicerina e a manteiga de karité são substâncias com alto poder hidratante.

  •  Bugrane é uma planta cujo extrato ajuda a retomar a produção de
    elastina, uma molécula que fornece elasticidade para a pele.

Dermatologia estética, um método antienvelhecimento eficaz

Além dos produtos anti-idade de uso diário, você também pode experimentar procedimentos estéticos leves, como peelings , aplicações de ácido hialurônico ou de toxina botulínica  ou procedimentos a laser , que tratam as rugas diretamente nas regiões em que elas aparecem, melhoram a aparência e devolvem certa uniformidade à pele.

Descubra também:

 

Referências:

O Sindicato Nacional dos Dermatologistas: http://www.syndicatdermatos.org/le-dermatologue-par-specificite/dermatologie-esthetique/vieillissement- de-la-peau-77.html

Sociedade Francesa de Dermatologistas: http://dermato-info.fr/article/Le_vieillissement_de_la_peau

Nossa recomendação de estilo de vida para limitar os efeitos do envelhecimento

Para evitar o aparecimento das rugas, manchas marrons e outras marcas dos sinais do envelhecimento na pele, você tem o poder de agir sobre os fatores que agravam esse envelhecimento, dos quais mais da metade está ligada ao nosso comportamento e ao meio ambiente.

Fatores a observar:

  • Nutrição. Se você não tiver uma nutrição saudável, isso poderá causar o estresse oxidativo  que é um fator do envelhecimento da pele. É melhor consumir alimentos como: frutas, vegetais, legumes e grãos integrais, que contêm nutrientes com propriedades antioxidantes essenciais para a renovação celular da pele. Também opte por peixes gordos e óleos vegetais: os ácidos graxos essenciais são excelentes para a pele.

  • Sono. Durante a noite as células da pele se regeneram. Quando você dorme muito pouco ou mal, este processo de regeneração, essencial para a saúde e beleza da sua pele, não acontece corretamente.

  • Exposição aos raios UV. Os raios UV são produzidos pelo sol e atacam o DNA das células da pele e o danifica, acelerando assim o processo de envelhecimento da pele. Por isso, é importante se proteger usando fatores de proteção solar altos durante todo o ano em dias de sol – em todas as ocasiões, mesmo quando você não está na praia e em todas as estações do ano.

Estresse. Se não for administrado, o estresse pode causar a produção excessiva de cortisol no sangue. Este hormônio, quando está em uma quantidade muito grande no organismo, aumenta a produção dos radicais livres, moléculas que atacam o bom funcionamento das células, particularmente o funcionamento da pele. Ele também causa a diminuição da quantidade do colágeno produzido pela pele. A pele, assim, perde sua elasticidade.

Por fim, a poluição e o tabaco também são fatores reconhecidos do envelhecimento: eles nos colocam em contato com os elementos tóxicos, tanto internamente como por meio da pele, o que danifica as células.

Descubra também:

Referências:

Ata da Universidade aberta em 2011, Dr. Hervé Van Landuyt , dermatologista em Besançon: http://www.asfoder.net/wp-content/uploads/2011/02/Dr-Van-Landuyt-Dermatologue-Vieillissement- cutan%C3%A9-Antirides-UO-2011-Derni%C3%A8re-version.pdf

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL: Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.