Desidratação da Pele e Envelhecimento

Desidratação

X
  • Desidratação, a principal consequência do envelhecimento da pele
  • O que é a desidratação da pele?
  • O que causa a desidratação da pele?
  • Quais são os diferentes tipos de pele desidratada?
  • A evolução da pele desidratada
Desidratação, a principal consequência do envelhecimento da pele

Independentemente de ser seca, oleosa, mista ou normal, a pele fica desidratada depois de sofrer agressões externas, como temperaturas extremas, vento, sol, limpeza agressiva repetida. As camadas superiores da epiderme exercem um papel essencial na luta contra essas agressões, mas, com a idade, elas desempenham seu papel de barreira com menos eficácia. Consequentemente, a pele perde sua capacidade de reter água e se desidrata. Como resultado, as rugas aparecem.

Qual é a origem do fenômeno da desidratação? Quais são as consequências da falta de água? Aqui estão as nossas respostas.

Resumo:
•           O que é desidratação da pele?
•           O que causa a desidratação da pele?
•           Quais são os diferentes tipos de pele desidratada?
•           A evolução da pele desidratada

Referências:
União Nacional dos Dermatologistas Venereologistas:
http://www.syndicatdermatos.org/le-dermatologue-par-specificite/dermatologie-esthetique/vieillissement-de-la-peau-77.html

O que é a desidratação da pele?

Quando a pele é jovem, ela é firme, flexível e elástica: todos os sinais de uma boa hidratação. Mas com a idade, as células na derme e na epiderme – as duas primeiras camadas da pele – já não conseguem mais desempenhar seu papel de barreira e não são mais capazes de manter a boa hidratação corporal.

Ressecamento visível
A pele seca não tem brilho nem elasticidade e provoca o aparecimento de pequenas linhas finas. Ela também causa sensações desagradáveis de repuxamento.

Um cuidado necessário com a pele
Para evitar essas irritações, apenas hidratar a pele não é suficiente. Você precisa nutri-la profundamente. Agir na superfície da pele pode suavizá-la por um momento, mas essa não é uma solução a longo prazo.

Descubra também:
•           O que causa a desidratação da pele?
•           Quais são os diferentes tipos de pele desidratada?
•           A evolução da pele desidratada

O que causa a desidratação da pele?

Ao longo dos anos, a pele se desidrata por si só. Este fenômeno natural é a consequência de muitas mudanças nas camadas da pele: a produção de sebo, que hidrata a pele, e de ácido hialurônico, que captura as moléculas de água, de fato diminuem com a idade. Essas são as duas principais causas da desidratação da pele.

O papel do sebo

O sebo, quando produzido em quantidades adequadas, é a substância que dá a pele uma aparência radiante. Quando ele é produzido em grandes quantidades pelas glândulas sebáceas, localizadas logo abaixo da epiderme, ele geralmente não é bem recebido. Entretanto, o sebo tem várias funções benéficas:

- Misturado ao suor, ele forma um filme protetor sobre a pele, o que ajuda a manter sua elasticidade;
- Ele restringe a evaporação da água da pele, quando a umidade do ar está baixa;
- Ele protege o cabelo e impede que ele quebre.

Os hormônios controlam a produção de sebo, mas, com a idade, essa produção diminui, fazendo com que a pele fique mais vulnerável, excepcionalmente, à evaporação da água.

O papel do ácido hialurônico

O ácido hialurônico é uma molécula muito grande, que é naturalmente encontrada na pele e que é capaz de reter água: ele ajuda a manter a uma boa hidratação. A produção de ácido hialurônico é significativa em um corpo jovem, mas com o tempo, ela também diminui. Consequentemente, a pele perde sua capacidade de reter e conservar água e tende a ressecar.

Descubra também:

O que é desidratação da pele?

Quais são os diferentes tipos de pele desidratada?

A evolução da pele desidratada

Referências:
Livro - Introdução à Dermofarmácia e à Cosmetologia, de Marie-Claude Martini
http://books.google.fr/books?id=QI93IhwKiGQC&pg=PA67&lpg=PA67&dq=d%C3%A9ssechement+cutan%C3%A9+vieillissement&source=bl&ots=KYp3Tyf1kO&sig=8Gi2KLQvscsidozPB1x6_ToSaMk&hl=fr&sa=X&ei=zmnkUueFG8TuoATv54KYDQ&ved=0CEQQ6AEwBDgK#v=onepage&q=d%C3%A9ssechement%20cutan%C3%A9%20vieillissement&f=false

Website - CNRS:
http://www.cnrs.fr/cw/dossiers/doschim/decouv/peau/lipides.html

Profession Aide-Soignant, de Hervé Brizon:
http://books.google.fr/books?id=AjRen9GmL5EC&pg=PA150&dq=le+r%C3%B4le+du+s%C3%A9bum&hl=fr&sa=X&ei=1XLkUtbdNsL5oATO1oKYBA&ved=0CGQQ6AEwBw#v=onepage&q=le%20r%C3%B4le%20du%20s%C3%A9bum&f=false

Elsevier Masson:
http://www.em-consulte.com/article/250424/article/acide-hyaluronique-et-matrice-extracellulaire-une-

Docteur clic (Hon site)
http://www.docteurclic.com/encyclopedie/secheresse-de-la-peau.aspx

Quais são os diferentes tipos de pele desidratada?

Há muitas razões pelas quais sua pele pode ficar desidratada:

- Você pode ter usado um produto inadequado e, consequentemente, sua pele resseca temporariamente;
-  Você faz parte do grupo de pessoas que têm a pele naturalmente seca;
- O ressecamento é causado pelo envelhecimento natural da pele.

Pele seca irritada

Todo mundo pode experimentar a sensação de ter a pele seca em um momento ou outro. A pele é um órgão frágil, que protege o corpo das agressões externas. Ela exerce seu papel graças a um delicado equilíbrio, mas esse equilíbrio pode ser perturbado se ele for violentamente atacado: um clima muito seco ou muito frio, muita exposição ao sol ou ao entrar em contato com um produto perigoso ou inadequado. Fragilizada, a barreira da pele não está mais preparada para manter um nível adequado de hidratação e proteção.

Tipos de pele seca

As peles secas são mais frágeis do que outros tipos de pele, porque elas não conseguem manter uma boa hidratação em condições ‘normais’, devido à falta de ácidos graxos e de água. Muito sensível, elas precisam ser nutridas todos os dias.

Pele que se tornou seca com o passar dos anos

O processo de envelhecimento da pele é mais ou menos determinado pelo tipo de pele que cada um tem. Entretanto, e isso diz respeito a todos, à medida que o tempo passa, a pele produz menos sebo e ácido hialurônico. Com isso, ela fica menos protegida das agressões externas, menos elástica e menos hidratada, fazendo com que as rugas se formem com muito mais facilidade.

Portanto, lembre-se: à medida que o corpo envelhece, a pele merece muito mais atenção.

Descubra também:
•           O que é desidratação da pele?
•           O que causa a desidratação da pele?
•           A evolução da pele desidratada

Referências:
Livro - Conselho sobre Cosmetologia, de Marie-Noëlle Estérade, p 54:
http://books.google.fr/books?id=uOI5N9KXb1QC&pg=PA54&dq=la+peau+s%C3%A8che&hl=fr&sa=X&ei=VHPlUv-pPMX7oASrrIKADw&ved=0CEoQ6AEwAQ#v=onepage&q=s%C3%A8che&f=false

Livro - Introdução à Dermofarmácia e à Cosmetologia, de Marie-Claude Martini:
http://books.google.fr/books?id=QI93IhwKiGQC&pg=PA67&lpg=PA67&dq=d%C3%A9ssechement+cutan%C3%A9+vieillissement&source=bl&ots=KYp3Tyf1kO&sig=8Gi2KLQvscsidozPB1x6_ToSaMk&hl=fr&sa=X&ei=zmnkUueFG8TuoATv54KYDQ&ved=0CEQQ6AEwBDgK#v=onepage&q=d%C3%A9ssechement%20cutan%C3%A9%20vieillissement&f=false

A evolução da pele desidratada

A pele é composta por 70% de água e isso é muito importante! A maior parte dessa água está contida dentro das próprias células, o que permite que elas vivam em boas condições.

Perda da função
À medida que o tempo passa, e com o fenômeno natural do envelhecimento, a pele resseca. Ela perde sua capacidade de manter seu armazenamento de água porque produz menos sebo, que é responsável pela lubrificação e impermeabilidade, e produz menos ácido hialurônico, que retém as moléculas de água.
Conforme a pele resseca, ela fica com a sensação de pele esticada e repuxada. Além dessa sensação e da aparência desagradável, ela também não exerce bem seu papel protetor.

Nutrição para proteção
A hidratação e a nutrição da pele são mais do que apenas um gesto de beleza:
- Esse processo devolve a aparência de maciez para a epiderme;
- Evita a sensação de repuxamento, formação de prurido (uma sensação de aspereza) e até a dor;
- Previne o aparecimento de rugas;
- Ajuda a pele a exercer seu papel de escudo contra as agressões externas.

Se sua pele está desidratada, isso significa que seu filme protetor natural está em más condições e está deixando a água do corpo evaporar mais rapidamente do que deveria, o que acentua ainda mais a desidratação.

Ao usar loções e cremes hidratantes, você pode reforçar a barreira protetora de sua pele. Consequentemente, ela pode ficar mais bem hidratada.

Durante o dia, a aplicação de um creme hidratante, especificamente desenvolvido para seu tipo de pele, é necessária para reforçar essa barreira. Durante a noite, ao contrário do que diz a crença popular, é essencial aplicar um creme hidratante para limitar a perda de água e de gorduras e, portanto, a desidratação.

Descubra também:
•           O que é desidratação da pele?
•           O que causa a desidratação da pele?
•           Quais são os diferentes tipos de pele desidratada?

Referências:
Website - Larousse:
http://www.larousse.fr/encyclopedie/medical/peau/15217

PDF da Faculdade de Medicina de Grenoble:
http://umvf.biomedicale.univ-paris5.fr/wiki/docvideos/Grenoble_0708/BOUTONNAT_Jean/BOUTONNAT_Jean_P01/BOUTONNAT_Jean_P01.pdf

Cap Sciences:
http://www.cap-sciences.net/upload/Eau_p24_26.pdf

Website - Dematice:
http://www.dematice.org/ressources/DCEM3/dermatologie/D3_derm_004/web/co/HYDRATATION%20CUTANEE_2.html