O Estresse Oxidativo e o Envelhecimento da Pele

X
  • Estresse oxidativo, um acelerador do envelhecimento da pele
  • O que é estresse oxidativo?
  • Problemas associados ao estresse oxidativo
Estresse oxidativo, um acelerador do envelhecimento da pele

 O oxigênio se encontra no centro de um paradoxo: ele é vital para a vida e responsável pelo processo do estresse oxidativo, que ataca as moléculas do nosso corpo. A presença de oxigênio causa, de fato, reações de oxidação que alteram as proteínas da pele, suas gorduras e até mesmo o DNA das células. Essas reações resultam no envelhecimento da pele.

O que é estresse oxidativo? Podemos limitar suas consequências na pele? Estresse oxidativo: apresentação, explicações e conselhos. Uma visão geral deste fenômeno.

Resumo

  • O que é estresse oxidativo?
  • Problemas associados ao estresse oxidativo

Referências:
Ma santé info.com, Dr. Michel Brack, Especialista de Estresse Oxidativo:
 http://www.stress-oxydatif.com/stress_oxydant/peau_et_stress_oxydatif.shtml

 

 

 

O que é estresse oxidativo?

O oxigênio é essencial para o funcionamento do corpo: é ele quem permite que o corpo produza energia. Ao longo deste processo, são liberados elementos conhecidos como radicais livres. A desvantagem é que, quando estão em grande número, estas moléculas iniciam o envelhecimento das células do corpo, especialmente as da pele.

Oxigenação, um processo de duas faces

Os radicais livres são úteis para o organismo: eles participam significativamente do bom funcionamento do sistema imunológico e regulam a atividade de certos genes. No entanto, quando estão em grande quantidade, como, por exemplo, devido ao estresse, a uma dieta não balanceada ou até mesmo à exposição ao sol sem proteção, eles também podem atacar as moléculas, como as proteínas e os lipídios, e até o DNA.

Consequência: as células deixam de funcionar corretamente e o tecido envelhece prematuramente. De qualquer modo, os efeitos dos radicais livres são mais visíveis na pele.

Fatores agravantes

Há um grande número de elementos no ambiente que provoca um aumento na produção dos radicais livres no corpo:

Agora, você tem mais um bom motivo para reduzir a ingestão de álcool, parar de fumar, comer de forma saudável, ficar zen e proteger-se do sol: manter uma pele jovem e bonita por mais tempo!

Descubra também:

Referências:

Website - Biologia da Pele:http://biologiedelapeau.fr/spip.php?article64

 

Problemas associados ao estresse oxidativo

O estresse oxidativo, que produz radicais livres no organismo, tem efeitos nocivos sobre todas as células do organismo. Estes efeitos são particularmente visíveis na pele, já que os radicais livres:

•           Induzem a diminuição da produção de colágeno, elastina e ácido hialurônico, o que deixa a pele menos firme, com menos elasticidade, menos hidratada e, com isso, mais suscetível a ficar marcada pelas rugas.

•           Danificam as membranas das células da pele, o que contribui para a formação de manchas de idade.

•           Causam alterações no DNA das células da pele, no início das mutações, o que podem causar até a morte celular.

Proteção frágil contra o estresse oxidativo

A natureza faz bem para as coisas: o corpo se protege da oxidação das células por meio da produção de moléculas que são capazes de:

•           eliminar os radicais livres;

•           limitar sua proliferação

•           e até restaurar alguns ataques celulares.

Mas estas moléculas benéficas, conhecidas como antioxidantes, às vezes estão em quantidades muito pequenas quando comparadas aos radicais livres, para permitir que o corpo mantenha seu equilíbrio. Sem dúvida, por isso é tão importante alimentar sua pele com estas moléculas, não apenas usando produtos de cuidados anti-idade que contenham essas moléculas, mas também com uma dieta rica em antioxidantes .

Descubra também:

Referências:

Curso de Staps da Universidade de Avignon:

http://www.staps.univ-avignon.fr/S6/UE3/Entrainement/Le_stress_oxydant.pdf

Website da Associação Francesa de Medicina Morfo-Estética e Antienvelhecimento:

http://www.afme.org/anti-age/stress_oxydatif_anti-age.htm

 

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.