O Estresse e o Envelhecimento da Pele

Estresse e pele, verdadeiros inimigos

X
  • Estresse e pele, verdadeiros inimigos
  • Os mecanismos do estresse
  • O estresse e o envelhecimento da pele
Estresse e pele, verdadeiros inimigos

Infelizmente, todas nós estamos programadas para envelhecer, mais rápida ou mais lentamente, de acordo com nosso perfil genético. Mas, com certeza, nós também temos o poder de influenciar certos fatores associados ao estilo de vida, que são responsáveis por mais de 50% do aparecimento dos sinais do envelhecimento. Infelizmente, o estresse, que está cada vez mais frequente em nosso estilo de vida acelerado, contribui para isso. Como ele age? Qual o seu papel na saúde da pele? Veja nossas respostas abaixo.

Resumo

•           Os mecanismos do estresse

•           O estresse e o envelhecimento da pele

 

 

Os mecanismos do estresse

O estresse é um fenômeno de adaptação do corpo, que permite que o ser humano reaja ao seu ambiente. Ele afeta mais as mulheres (37%) do que os homens (24%).

Quando você está estressada, seu corpo reage secretando hormônios (adrenalina, cortisol, etc.) que estimulam todos os seus sistemas vitais para que você esteja pronta para enfrentar uma situação ou escapar dela!

Esta síndrome de adaptação, consideravelmente positiva em suas origens, já que se destina a nos ajudar a sobreviver, tem, no entanto, duas consequências negativas sobre a pele. Na verdade, nos casos de estresse crônico, o corpo fica exausto, literalmente, porque ele é o tempo todo hiperestimulado por esses mesmos hormônios. A pele, como o resto do corpo, sofre com este desequilíbrio hormonal.

As causas do estresse

O estresse pode ser ligado a reações físicas:

  • Temperaturas extremas;
  • Uma lesão;
  • Dor;
  • Uma doença.

 

E a algumas reações psicológicas:

  • Um comentário perturbador;
  • Uma situação dolorosa ;
  • Um medo específico.

Descubra também:

O estresse e o envelhecimento da pele

Quando o estresse se torna crônico, ele tem repercussões biológicas que afetam a pele, acelerando visivelmente seu envelhecimento: pele com menos brilho, mais fina e com menos elasticidade com o aparecimento de linhas finas, rugas e manchas de idade, flacidez.

O estresse e a circulação sanguínea

Quando você está sob estresse, o sangue flui de volta para seus órgãos vitais, para fornecer mais energia, oxigênio e outros meios para que você reaja rapidamente à situação que tem de enfrentar. Por outro lado, como a pele não é um órgão vital, ela fica menos irrigada e menos ‘nutrida’ por suas células sanguíneas, logo fica sem brilho e regenera com menos facilidade.

O papel do cortisol

Quando surge um evento estressante, o corpo reage imediatamente. As glândulas suprarrenais começam a produzir o cortisol, um hormônio que leva à liberação de açúcares destinados a satisfazer as necessidades súbitas do corpo. Mas, em longo prazo, a produção do cortisol também provoca a inflamação da pele, que se manifesta com o aparecimento de manchas, linhas finas, rugas e na forma de uma pele mais fina e com menos brilho.

Outro dano colateral causado pelo cortisol é a redução da quantidade de colágeno produzida pelos fibroblastos. Por essa razão, a pele perde sua elasticidade e as rugas surgem mais rapidamente.

Finalmente, devemos observar que o cortisol inibe a produção de melatonina, o hormônio do sono , o que reduz consideravelmente a capacidade de regeneração da pele.

Radicais livres

O estresse também causa o aumento dos radicais livres que, quando são produzidos em quantidades muito grandes, atacam as células saudáveis de pele e até destroem suas membranas ou alteram seu DNA. Essas células são danificadas e morrem rapidamente, sem serem capazes de se renovar com a rapidez que deveriam. A pele fica flácida, enrugada e manchas marrons aparecem.

O estresse e as rugas de expressão

Se algumas pessoas conseguem ter algum tipo de afeto pelos pés de galinha – aquelas rugas que revelam que já rimos muito na vida – o mesmo não pode ser dito das rugas de ‘leão’  ou as rugas transversais da testa, as marcas bem visíveis de nossas preocupações. O estresse provoca expressões faciais, como o franzimento da testa que, quando repetido por muitas vezes, marca a pele com rugas que teríamos preferido evitar.

Descubra também:

 

Referências:

Website – Larousse:

http://www.larousse.fr/encyclopedie/medical/stress/16296

Centre de Estudos Sobre o Estresse Humano:

http://www.stresshumain.ca/le-stress/quest-ce-que-le-stress/historique-du-stress.html

Website - Informações Sobre a Perturbação Endocrinológica:

http://www.emcom.ca/primer/cortisolfr.shtml

http://www.news-medical.net/health/Collagen-Synthesis-(French).aspx

 

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.