Manchas de sol

X
  • Manchas de sol
  • O que é uma mancha de sol?
  • Como as manchas de sol se formam?
  • Quais são os diferentes tipos de manchas causadas pelo sol?
  • As possíveis evoluções das manchas de sol
Manchas de sol

Cada exposição ao sol desencadeia uma reação na pele que pode ser transformada por horas, dias ou até anos após essa exposição. As marcas resultantes dependem do tipo de pele, da proteção solar usada e do número de horas de exposição acumulado ao longo da vida.

O que são essas marcas, o que as causaram e como elas evoluem? Todas as respostas abaixo!

Resumo:
•           O que é uma mancha de sol?
•           Como as manchas de sol se formam?
•           Quais são os diferentes tipos de manchas de sol?
•           Possíveis evoluções das manchas de sol.

O que é uma mancha de sol?

O sol, através de seus raios ultravioletas, destrói a pele. Ele altera a cor ou a aparência: a pele pode ficar vermelha ou bronzeada, pode ficar áspera ou descascar em alguns locais. Os raios ultravioletas, de fato, causam a formação de marcas ou lesões.

Quando discutimos os perigos associados ao sol, imediatamente pensamos no risco de desenvolver lesões cancerosas. Entretanto, muito antes desse estágio, existem muitas alterações possíveis da pele. Essas alterações não dependem do processo natural do envelhecimento da pele, mesmo se elas parecerem idênticas. Na verdade, as manchas de sol são causadas apenas pelas horas acumuladas de exposição ao sol, sem proteção contra os raios ultravioletas.

Ataques dos raios ultravioletas
Recebidos em altas doses, os raios ultravioletas, ou os raios UV, podem ser responsáveis por vários fenômenos:

- Eles são responsáveis por marcas, como sardas, pintas, lesões planas e aquelas que são ásperas ao toque (queratose) ou manchas de idade;
- Eles, às vezes, causam alergias;
- Aceleram o envelhecimento da pele de modo irreversível. Em alguns casos, rugas prematuras podem se formar;
- Aumentam o risco de câncer ‘fotoinduzido’, como os carcinomas de pele (80% dos casos) e melanomas (15 a 20% dos casos).

Variação na sensibilidade
Não somos todos iguais quando enfrentamos o sol. O perfil genético de cada pessoa determina sua sensibilidade individual. Portanto, a pele escura se adapta melhor aos raios ultravioletas e a ambientes quentes e úmidos do que a pele clara.

Ao nascer, cada um de nós fomos classificados de acordo com um dos seis fenótipos humanos e essa classificação serve para vida toda. As classificações abaixo levam em consideração a cor da pele, do cabelo e dos olhos.

- 0: Albinos. O corpo não produz melanina, o pigmento protetor que dá cor à pele e ao cabelo.
- 1: Ruivo. A pele queima quando é exposta ao sol, mas não bronzeia. Produz pouca melanina.
- 2: Loiro com olhos claros. A pele queima quando é exposta ao sol e bronzeia levemente.
- 3: Cabelo marrom claro. A pele queima quando é exposta ao sol e bronzeia.
- 4: Moreno. Bronzeia sem queimar quando é exposta ao sol.
- 5: Mediterrâneo, mistura de raças. Bronzeia sem queimar quando é exposta ao sol.
- 6: Negro. Bronzeia sem queimar quando é exposta ao sol.

A passagem do tempo não altera a cor da sua pele de forma nenhuma. Ao contrário, mesmo que você tenha uma pele escura e que bronzeia com facilidade, você ainda não pode evitar as manchas de sol, mesmo se tomar precauções para se expor ao sol.

Não existe uma estação definida para se proteger

Para se beneficiar do sol sem correr riscos:
-           Aplique produtos de proteção solar que tenham fatores de proteção altos;
-           Evite a exposição ao sol no período entre 10h e 16h;
-           Renove a aplicação do protetor solar a cada duas horas.

Descubra também:
•           Como as manchas de sol se formam?
•           Quais são os diferentes tipos de manchas de sol?
•           As possíveis evoluções das manchas de sol.

Referências:
Website - CNRS:
http://www.cnrs.fr/cw/dossiers/doschim/decouv/peau/sol_peau.html

Website - Améli Santé:
http://www.ameli-sante.fr/coup-de-soleil/mecanismes-d-action-du-rayonnement-solaire.html?print=1

Liga Contra o Câncer:
http://www.ligue-cancer.net/article/342_soleil-et-cancer#.Utw_-9JwDMw

Como as manchas de sol se formam?

Quando é exposta ao sol, a pele é capaz de refletir alguns dos raios ultravioletas que recebe. O restante é absorvido, indo através da superfície e penetrando na epiderme  e na derme.

Raios ultravioletas
Existem três tipos de raios ultravioletas (UV): UVA, UVB e UVC.

UVA
Em curto prazo, os raios UVA não causam efeitos nocivos. Eles reagem com os pigmentos que já existem na pele, o que cria uma coloração quase imediata, o ‘bronzeamento’, que não é duradouro.

Entretanto, os perigos causados pelos raios UVA são numerosos, pois eles podem atingir a derme. Nesta região, eles podem desencadear a produção dos radicais livres, moléculas que atacam a superfície das células saudáveis, ou até atacar o seu DNA. Eles também produzem células cancerosas e são considerados fatores de risco para os melanomas.

Os raios UVA também agem sobre as moléculas de colágeno e elastina, que dão à pele suas propriedades elásticas. Devido a isso, eles também são responsáveis pelo envelhecimento prematuro da pele e pelo aparecimento das rugas.

Por fim, eles também podem desencadear alergias.

UVB
Esses raios ultravioletas causam as queimaduras de sol e o eritema ou miliária. Além disso, estimulam a síntese da melanina, pigmento protetor da pele. Por essa razão, os raios UVB são responsáveis pelo 'verdadeiro' bronzeamento, que dura vários dias ou até semanas. Quando a melanina não desaparece uniformemente, marcas ou pintas podem aparecer.

Lembrando sempre que o bronzeamento é uma reação de defesa do organismo para proteger o DNA da célula.

O corpo humano na verdade é capaz de responder à ação dos raios ultravioletas por um sistema de reparo do DNA, mas este sistema não pode lidar com a exposição prolongada ou repetida. Em consequência, ele acaba ficando saturado, causando o crescimento anormal de determinadas células e a formação de lesões, que podem se desenvolver na forma de câncer de pele.

UVC
Os raios UVC são extremamente prejudiciais e seu poder carcinogênico é enorme. Felizmente, a sua maior parte é filtrada pela camada de ozônio. Entretanto, o restante dos raios que atinge a superfície da terra é bloqueado pela epiderme.

Descubra também:
•           O que é uma mancha de sol?
•           Quais são os diferentes tipos de manchas de sol?
•           As possíveis evoluções das manchas de sol.

Referências:
Website - Ameli Santé:
http://www.ameli-sante.fr/coup-de-soleil/mecanismes-d-action-du-rayonnement-solaire.html?print=1

Pediatra Online:
http://www.pediatre-online.fr/dermatologie/quelles-differences-entre-uva-uvb-et-uvc/

Quais são os diferentes tipos de manchas causadas pelo sol?

A principal marca causada pelo sol é bem conhecida: o bronzeamento, que aparece graças à produção de melanina, um pigmento que protege o DNA das células da pele das agressões dos raios ultravioletas. A rapidez e a intensidade com a qual você bronzeia, bem como a duração do bronzeamento, é determinada pela cor de sua pele.

Durante ou após a exposição prolongada e não protegida ao sol, algumas pessoas podem exibir eritema solar e miliária (brotoejas que surgem em virtude de queimaduras na epiderme devido à ação dos raios UV). A pele fica vermelha, dolorida, esticada e coça. Às vezes, bolhas podem aparecer. Depois de alguns dias, a vermelhidão desaparece e a epiderme começa a descascar.

Manchas associadas aos efeitos de médio e longo prazo do sol

A pele registra todas as horas de exposição ao sol: na praia, no terraço, no jardim.

Em médio prazo, a pele fica espessa para se defender: ela aumenta sua camada córnea (a camada mais externa da epiderme), para criar uma barreira ‘física’ contra os raios ultravioletas. Mas apesar dessa reação defensiva, o sol pode causar a formação de algumas lesões nas células, tecidos e vasos sanguíneos. As marcas podem aparecer como:

- sardas;
- manchas e pintas;
- lentigos e manchas de sol.

O sol também está diretamente associado à aceleração do envelhecimento da pele: seus raios ultravioletas tornam as células mais frágeis, cansando-as mais rapidamente e fazendo com que as linhas finas e as rugas apareçam.

Finalmente, ele é responsável pela evolução das manchas causadas pelo sol, como as ocasionadas em lesões cancerosas e câncer.

Descubra também:
•           O que é uma mancha de sol?
•           Como as manchas de sol se formam?
•           As possíveis evoluções das manchas de sol.

Referências:
Curso da Faculdade de Medicina Pierre et Marie Curie:
http://www.chups.jussieu.fr/polys/dus/diumedvoyages/Descamps.pdf

Imédecin.com - Semiótica das Lesões Superficiais Dermatológicas:
http://imedecin.com/Semiologie/les-differents-types-de-lesions-dermatologiques-superficielles.html

Website - OMS:
http://www.who.int/uv/health/uv_health2/fr/

As possíveis evoluções das manchas de sol

O impacto do sol sobre a pele depende da carga genética de cada pessoa. Essencialmente, todos nós temos diferentes tipos de pele, mais ou menos capaz de reagir ou de se defender contra os raios ultravioletas. Por exemplo, peles mais escuras são menos sensíveis ao sol do que as peles claras.

Além disso, o aparecimento de manchas causadas pelo sol variará de acordo com o tempo de exposição ao sol acumulado ao longo de sua vida.

As quatro fases de Glogau
Existe uma classificação, denominada classificação de Glogau, que descreve a evolução das manchas causadas pelo sol. Ela leva em consideração as alterações epidérmicas, dérmicas e hipodérmicas.

-           Na fase 1, de 28-35 anos de idade, o fotoenvelhecimento é pequeno. A textura da pele é um pouco desigual e ela pode não ter brilho. Não há flacidez na pele e apenas algumas rugas aparecem.
-           Na fase 2, entre os 35 e 50 anos de idade, o fotoenvelhecimento é moderado. Os lentigos (manchas na pele) aparecem. A queratose (espessamento da pele) não pode ser vista, mas é perceptível ao toque. Ainda não existe ou existe apenas um pouco de flacidez na pele. Rugas superficiais aparecem. As anomalias de circulação sanguínea e de pigmentação são suaves.
-           Na fase 3, entre os 50 e 65 anos de idade, o fotoenvelhecimento é avançado. A queratose é visível: conhecida como hipercromia. A flacidez da pele é moderada e algumas rugas são visíveis. As anomalias de circulação sanguínea e de pigmentação são evidentes.
-           Na fase 4, entre os 65 e 75 anos de idade, o fotoenvelhecimento é severo. As rugas são perceptíveis e a queratose actínica (ou queratose solar, o espessamento da pele devido ao sol) aparece. Lesões cancerosas são possíveis. A flacidez da pele é significativa e aparecem rugas profundas e generalizadas. As anomalias de circulação sanguínea e de pigmentação são significativas.

Descubra também:
•           O que é uma mancha de sol?
•           Como as manchas de sol se formam?
•           Quais são os diferentes tipos de manchas de sol?

Referências:
Genesis, de setembro de 2009, Apresentação a Um Congresso de Ginecologia:
http://congres.impact-sante.fr/gynecologie/pdf/Presentation_Rousseaux_16h30.pdf

 

MINESOL® ANTIOXIDANT – SÉRUM FPS 30

MINESOL® ANTIOXIDANT – SÉRUM FPS 30
Proteção solar diária com ação anti-idade
X
MINESOL® ANTIOXIDANT – SÉRUM FPS 30

Proteção solar diária com ação anti-idade
Descrição: MINESOL® ANTIOXIDANT é uma linha de proteção solar diária, que oferece ampla proteção UVA/UVB e ação anti-idade.
Desenvolvido com a colaboração de dermatologistas especialmente para a pele das brasileiras, protege dos raios nocivos do sol e ajuda no combate dos radicais livres, deixando a pele protegida e cuidada.
Sua fórmula contém:

  • UVA/UVB Balanceado - perfeito equilíbrio com fórmula fotoestável que garante a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele.
    Feverfew – poderoso ingrediente antioxidante que combate os radicais livres, ajudando a manter a integridade das células.
    Exclusiva Textura Sérum: leve e transparente, de rápida absorção, que deixa um toque aveludado na pele.
    Não comedogênico: protege sem obstruir os poros
    Dermatologicamente e oftalmologicamente testado.

Indicação: ROC® MINESOL® ANTIOXIDANT SÉRUM FPS 30 é ideal para quem quer se proteger do sol e das queimaduras solares, mas ao mesmo tempo ajudar na prevenção dos sinais da idade.  
Indicado para peles normais à mista e para ser aplicado na área dos olhos.
Sua textura sérum, leve e transparente, é ideal para homens com barba ou pele morena, pois não deixa resíduos.
Recomendações de Uso: Independente do tipo de pele, recomenda-se usar filtro solar diariamente.
Aplique uniformemente sobre a pele seca antes da exposição ao sol e sempre que necessário.  Reaplique a cada 2 horas se o tempo de exposição ao sol for prolongado e após nadar, secar-se com toalha, ou nos casos de sudorese intensa. Para o rosto recomenda-se aplicar pelo menos 1 colher de chá (2 mg/cm2 de pele).
O protetor solar é sempre o último cuidado com a sua pele, devendo ser aplicado após cremes anti-idade ou hidratantes, finalizando com a aplicação da maquiagem.
Formato: Sérum concentrado em bisnaga 50g.
 

Onde comprar:

Onofre

Netfarma

MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30

MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30
Proteção solar diária com uniformização da tonalidade da pele.
X
MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30

Proteção solar diária com uniformização da tonalidade da pele.

Descrição: MINESOL® ACTIF UNIFY é uma linha de proteção solar diária, que oferece ampla proteção UVA/UVB e auxilia na prevenção de manchas causadas pelo sol, ajudando na uniformização da tonalidade da pele. Desenvolvida por dermatologistas especialmente para a pele das brasileiras, protege e ajuda no combate às rugas e pigmentações cutâneas causadas pelos raios nocivos do sol.

Sua fórmula contém:

  • Proteção UVA/UVB balanceada e fórmula fotoestável que garante a proteção contra queimaduras solares e envelhecimento prematuro da pele (rugas e pigmentações cutâneas causadas pelo sol).
  • Total Soya: tecnologia que preserva as proteínas naturais da soja, que possuem propriedades clareadoras e auxiliam na uniformização da tonalidade da pele.
  • Resultados clinicamente comprovados
  • Fórmula oil-free com toque seco, sem fragrância: excelente cosmeticidade com textura leve e de rápida absorção
  • Não comedogênico: protege sem obstruir os poros
  • Dermatologicamente testado

Indicação: MINESOL® ACTIF UNIFY FPS 30 é Ideal para quem quer se proteger do sol, mas também cuidar das manchas causadas por ele, pois além da ampla proteção solar, auxilia na uniformização da tonalidade da pele.  

Indicado para a pele normal à mista.

Recomendações de Uso: Independente do tipo de pele, recomenda-se usar filtro solar diariamente.

Aplique uniformemente sobre a pele seca antes da exposição ao sol e sempre que necessário.  Reaplique a cada 2 horas se o tempo de exposição ao sol for prolongado e após nadar, secar-se com toalha, ou nos casos de sudorese intensa. Para o rosto recomenda-se aplicar pelo menos 1 colher de chá (2 mg/cm2 de pele).

O protetor solar é sempre o último cuidado com a sua pele, devendo ser aplicado após cremes anti-idade ou hidratantes, finalizando com a aplicação da maquiagem.

Formato: Gel Creme em bisnaga 50g.

Onde comprar:

Onofre

Netfarma

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.

PRO-CALM

PRO-CALM: Creme de conforto extracalmante
Hidratante facial de alta tolêrancia que reduz ativamente os sintomas da pele sensibilizada e sensível e devolve a sensação de maciez e conforto.
X
PRO-CALM: Creme de conforto extracalmante

Hidratante facial de alta tolêrancia que reduz ativamente os sintomas da pele sensibilizada e sensível e devolve a sensação de maciez e conforto. 

Descrição: PRO-CALM foi desenvolvido especialmente para peles sensíveis e sensibilizadas. Possui uma fórmula de alta tolerância com a exclusiva tecnologia Feverfew PFE®, que contribui para recuperar a pele danificada, reduzindo ativamente a vermelhidão e a sensação de calor e ardor, devolvendo a sensação de conforto logo após a primeira aplicação. Possui também glicerina que, além de hidratar e deixar a pele macia, protege contra agressões externas e, com o uso contínuo, mantém uma pele mais saudável.

Comprovadamente, pode ser utilizado imediatamente após procedimento dermatológico.

Sem parabenos. Sem fragrância. Sem corantes.

Resultados Comprovados: Resultados comprovados após 4 semanas:1
Minimiza a sensação de desconforto em 90% das mulheres
Reduz a sensação de irritação em 85% das mulheres
Reduz a vermelhidão em 68% das mulheres
Proporciona uma sensação imediata de conforto em 67% das mulheres.

1Autoavaliação, 40 voluntárias, depois de 4 semanas de uso, aplicação uma vez ao dia.

Indicação: Consulte seu dermatologista para uma orientação customizada para o seu tipo de pele.

Indicado para todos os tipos de pele, especialmente peles sensíveis, sensibilizadas e secas, que apresentem os principais sintomas: vermelhidão, ardor, calor, ressecamento e textura não uniforme.

Recomendações de Uso: Aplique diariamente, de 1 a 2 vezes por dia, de manhã ou à noite, no rosto e no pescoço. Adapte a frequência de utilização de acordo com a sensibilidade de sua pele.

Se for utilizar durante o dia, recomendamos o uso combinado com o protetor solar facial.

Uso após procedimento dermatológico:
Este creme também pode ser usado logo após uma injeção dermoestética (de toxina botulínica ou ácido hialurônico), para visivelmente melhorar o conforto da pele.

Formato: 40ml

Onde comprar:

Onofre

Netfarma

Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.