Dieta Balanceada e Envelhecimento da Pele

X
  • O papel da nutrição no envelhecimento da pele
  • O mecanismo da nutrição
  • Como os alimentos afetam a nossa pele?
O papel da nutrição no envelhecimento da pele

Temos que admitir: com o passar dos anos, ficamos impotentes em relação à ação do tempo em nosso rosto. Mas você sabia que 50% do processo de envelhecimento da pele é provocado pela ação do ambiente em que vivemos e pelo nosso comportamento? Esta é uma notícia muito boa, que prova categoricamente que, ao cuidar do seu estilo de vida, você tem o poder de retardar visivelmente o aparecimento dos sinais do envelhecimento. Entre os mecanismos de ação que você tem à sua disposição, está a nutrição. Na verdade, comer de forma balanceada e variada tem um impacto muito visível sobre a saúde e a qualidade da sua pele e, portanto, sobre a capacidade que a sua pele tem de resistir aos ataques do envelhecimento. Mas, qual é exatamente o papel da nutrição? E como ela afeta a pele? Logo abaixo, você encontra uma visão geral sobre esse assunto!

Resumo:
-           O mecanismo da nutrição
-           Como os alimentos agem na pele?

Referências:
Jornal da Faculdade de Nutrição da América, 20 de fevereiro de 2001 (1):71-80
Enrugamento da pele: O alimento pode fazer diferença? Purba MB et al
resumo

O mecanismo da nutrição

Nutrição é a ciência que se refere ao impacto dos alimentos no corpo. Ela leva em consideração a dieta e observa seus efeitos no corpo humano.

A jornada dos alimentos

Primeiramente, vamos relembrar as aulas de biologia:

Sabemos que depois de mastigado e engolido, o alimento entra no sistema digestivo, que o reduz em partículas minúsculas, para depois ser transportado pelo sangue para os diferentes órgãos do corpo humano.

A pele, como outros órgãos, usa as partículas que recebe para:
•           renovar-se;
•           obter energia;
•           manter suas células;
•           proteger-se;
•           cicatrização.

O processo químico associado ao envelhecimento da pele

Alguns alimentos funcionam como aceleradores do envelhecimento da pele, porque provocam duas reações químicas específicas no corpo.

·       Estresse oxidativo, que surge quando os radicais livres produzidos por determinados alimentos, e que são nocivos para o DNA e membranas celulares, estão em maior quantidade do que os famosos antioxidantes, as moléculas que defendem o organismo. Isso ocorre quando temos uma dieta que não é rica o suficiente em antioxidantes, nutrientes e ácidos graxos essenciais.

·         Glicação, uma reação química bastante complexa que ocorre na derme, muitas vezes causada por uma dieta rica em açúcares e proteínas, o que altera as membranas celulares da pele.

Descubra também:
•           Como os alimentos agem na pele?

Como os alimentos afetam a nossa pele?

Diga-me o que você come e lhe direi como sua pele envelhecerá! De fato, o que você coloca no prato tem consequências evidentes em sua pele e na capacidade que ela tem de combater ou não os sinais do envelhecimento.

Estresse oxidativo, glicação e envelhecimento da pele

Esses dois fenômenos, causados por uma dieta não balanceada e não diversificada, têm um impacto definitivo sobre o envelhecimento da pele.

De fato, o estresse oxidativo causa uma redução na quantidade do colágeno, elastina e de ácido hialurônico produzidos na derme o que provoca a formação das rugas. As células da pele se deterioram e morrem sem ser renovadas com a rapidez que exigem. O resultado: as manchas escuras rapidamente aparecem. O estresse oxidativo surge quando você come em excesso carne vermelha, carne seca curada e defumada (método de charcutaria) e alimentos processados (produtos industrializados com alto teor de sal, fabricados à base de farinha branca e pobres em nutrientes). Devemos também incluir os queijos fabricados com leite cru, comida queimada, frituras e grelhados, bem como a ingestão de álcool.

A nutrição é a principal causa do fenômeno da glicação, a alteração das proteínas que, dentro da pele, causam a perda da plasticidade, causam a flacidez e a formação de rugas. Isso também é causado pelo consumo excessivo de carne vermelha e de carnes de charcutaria. A isso devemos adicionar os produtos açucarados (sobremesas, bebidas...)

Alimentos antienvelhecimento

Você precisa entender que a luta contra os radicais livres é essencial para manter a pele bonita pelo máximo de tempo possível, porque ao atacar o coração e a membrana das células, essas moléculas destroem a pele e impedem que ela se regenere.

Os antioxidantes são excelentes soldados antienvelhecimento, mas como o corpo não os produz em quantidade suficiente, você precisa suprir essa deficiência comendo muitas frutas, legumes (os mais coloridos são particularmente bons para a pele) e leguminosas (lentilhas, grão de bico, feijão...).

Os óleos vegetais, os peixes gordos e as nozes (amendoins, avelãs e amêndoas...), ricos em ácidos graxos que são ‘polinsaturados’, promovem o desenvolvimento e a regeneração da pele, que a protege dos radicais livres. Também conhecida como Ômega-3 e Ômega-6, o ácido graxo polinsaturado reforça a camada lipídica da epiderme e auxilia na boa hidratação. Eles também promovem a síntese do colágeno, que mantém a plasticidade da pele.

 

Referências:
Tese de Julie Latreille: Abordagem Epidemiológica para o Papel dos Ácidos Graxos sobre o Envelhecimento da Pele, Sob o Estudo SU.VI.MAX:
http://tel.archives-ouvertes.fr/tel-00841613

Website do Dr. Gilles Korb:
http://www.docteur-gilles-korb.com/medecine-esthetique/manger-rajeunir.htm

Website de l’Anses:
http://www.anses.fr/fr/content/les-acides-gras-trans

Website - Cnrs:
http://www.cnrs.fr/cw/dossiers/doscel/decouv/xtxt/cellVieil/vieillisNiv2_1.htm

Mecanismo de Peroxidação Lipídica e Antioxidação:
http://www.jle.com/e-docs/00/04/1C/93/article.phtml

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.