Como ter uma pele bonita e uma tez radiante

X
  • Tez
  • O que é a tez?
  • Por que a tez muda?
  • Quais são os diferentes tipos de tez?
  • As evoluções da tez
Tez

A tez é a cor da pele, que varia de pessoa para pessoa e pode mudar com o passar dos anos, de acordo com o estilo de vida. Quais são os elementos que causam essas variações? O envelhecimento tem um impacto sobre a uniformidade da tez? Veja todas as respostas abaixo.

 

Resumo:

•           O que é a tez?

•           Por que a tez muda?

•           Quais são os diferentes tipos de tez?

•           As evoluções da tez

O que é a tez?

A tez é a cor da pele. Ela pode ser mais escura ou mais clara e pode ser regular ou irregular, dependendo dos genes e do estilo de vida de cada pessoa.

O pigmento da pele

A tez deve sua cor à presença dos pigmentos chamados ‘melanina’. Esta substância é produzida nas células especializadas situadas na epiderme, os melanócitos, que podem ser encontrados em grande densidade na pele do rosto. As quantidades são as seguintes:

- 2.000 melanócitos em média por milímetro quadrado na pele do rosto e na região genital.

- Entre 900 e 1.700 na pele do restante do corpo.

Proteção solar

Quando a pele é exposta ao sol, a quantidade de melanócitos aumenta, o que intensifica a produção de melanina.

As moléculas de melanina exercem um papel indispensável na proteção contra os raios solares. Elas são sintetizadas, transportadas e depositadas no núcleo das células, onde elas ‘cobrem’ os filamentos do DNA, para protegê-los dos raios ultravioletas. Por essa razão, a melanina absorve 90% dos raios ultravioletas que não foram bloqueados pela pele.

Este processo é a base do bronzeamento.

Descubra também:

Por que a tez muda?

Com o passar do tempo, a tez pode crescer mais escura e sem brilho. Esses fenômenos resultam de dois processos distintos.

O escurecimento da tez e o surgimento de manchas marrons

Quando somos jovens, a pele reage à exposição solar produzindo melanina de maneira regular. A melanina é o pigmento que colore a pele e protege o DNA dos raios ultravioletas.

O problema é que, à medida que o tempo passa, a epiderme enfraquece e passa a não mais responder às agressões do sol.

Em alguns casos, a melanina se acumula em áreas específicas, originando as manchas marrons. Essa hiperpigmentação é causada pela exposição repetida ao sol e também pode ser causada por alterações hormonais. Este é o caso das famosas ‘máscaras de gravidez’, que podem ser observadas em algumas mulheres.

 

Tez sem brilho

Mesmo se a cor da pele não variar com o tempo, ela pode se tornar irregular. Como afetam a circulação sanguínea, o cansaço, a poluição e o tabaco são considerados os principais fatores que podem tirar o brilho da pele. A microcirculação do sangue, na verdade, transporta o oxigênio e os nutrientes necessários para as células e remove o dióxido de carbono e os resíduos. Se ela é alterada, as células se deterioram e se renovam menos rapidamente. O resultado: a tez fica com uma cor cinza, sem brilho e menos uniforme.

Por fim, a tez também pode ficar sem brilho com o acúmulo de células mortas na superfície. Neste caso, uma simples esfoliação facial pode devolver o brilho da pele.

Descubra também:

References:
Livro - Sol e Pele: Benefícios, Riscos e Prevenção, de Marie-Françoise Avril, p 9:
http://books.google.fr/books?id=Bep_K1ygRk8C&pg=PA9&dq=m%C3%A9lanocyte+et+soleil&hl=fr&sa=X&ei=-B7bUpLJFsSDogTAyID4DA&ved=0CDIQ6AEwAA#v=onepage&q=m%C3%A9lanocyte%20et%20soleil&f=false

Website - CHU de Besançon:

http://www.chu-besancon.fr/smfc/20101011/10-18-11-04.pdf

 

Quais são os diferentes tipos de tez?

Se a pele não tiver sido submetida à exposição excessiva ao sol, a quantidade de melanócitos é quase a mesma para todo mundo, independentemente da cor da pele.

Por outro lado, as diferenças na tez podem ser explicadas pela qualidade e quantidade de pigmento produzido. Portanto, uma pele escura produz mais melanina que uma pele clara.

Em todos os casos, a degradação dos pigmentos não acontece da mesma forma para todas as peles: as mais escuras não degradam a sua quantidade de melanina imediatamente, ao passo que com as mais claras isso acontece rapidamente.

Várias cores e características

Existe um número infinito de cor de pele, graças à miscigenação da população mundial. Cada uma tem suas próprias características e reage de forma diferente às agressões ambientais.

As peles escuras se adaptam melhor do que as claras aos raios ultravioletas e a ambientes quentes e úmidos, embora elas sofram mais com o ressecamento  em climas frios e secos.

Alternativamente, todas as cores de pele podem exibir uma tez com mais ou menos brilho, dependendo do meio ambiente. Independentemente se você tem uma pele clara ou escura, você ainda pode estar suscetível ao desenvolvimento de manchas escuras.

Descubra também:

References:
Curso da Faculdade de Medicina Pierre et Marie Curie:

http://www.chups.jussieu.fr/polys/histo/histoP2/peau.html

Website - Sociedade Francesa de  Dermatologia:

http://dermato-info.fr/article/La_peau_de_couleur

Relatório Anual, de 2003, da Campanha de Dosagem Hidroquinona em Cosméticos, Encomendado pela Direcção-Geral da Saúde, na Suíça:

http://webpeda.ac-montpellier.fr/wspc/ABCDORGA/Famille/PIGMENTDELAPEAU.html

 

As evoluções da tez

Radiante e regular por muitos anos, com o tempo, a tez começa a crescer opaca e sem brilho. Este processo lento pode ser acelerado por elementos externos.

Uma cor estável

A cor da pele, herdada dos pais, permanece estável ao longo da vida. Apenas o bronzeamento é capaz de mudar a cor da pele a qualquer momento.

Os fenótipos são a coleção de características observáveis de um indivíduo. Ao nascer, cada um de nós pode ser classificado em um dos seis fenótipos de seres humanos, e essa classificação dura a vida toda. As classificações abaixo levam em consideração a cor da pele, do cabelo e dos olhos.

0: Albinos. O corpo não produz melanina, o pigmento protetor que dá cor à pele e ao cabelo.

1: Ruivo. A pele queima quando é exposta ao sol, mas não bronzeia. Produz pouca melanina.

2: Loiro com olhos claros. A pele queima quando é exposta ao sol e bronzeia levemente.

3: Cabelo marrom claro. A pele queima quando é exposta ao sol e bronzeia.

4: Moreno. Bronzeia sem queimar quando é exposta ao sol.

5: Mediterrâneo, mistura de raças. Bronzeia sem queimar quando é exposta ao sol.

6: Negro. Bronzeia sem queimar quando é exposta ao sol.

A passagem do tempo afeta a qualidade da tez, mas não a cor da pele.

A perda da uniformidade

Ao longo do tempo, as células já não se proliferam na mesma velocidade de uma pele jovem. Elas são produzidas de forma mais lenta e algumas se acumulam na superfície. A circulação sanguínea diminui, causando uma redução na quantidade de oxigênio e nutrientes transportados para a pele. Menos oxigenada e nutrida, ela perde seu aspecto uniforme.

O processo natural do envelhecimento pode ser acelerado por fatores externos, como o cansaço , estresse  ou a poluição.

Além disso, existem inúmeros elementos que afetam a evolução da tez, e eles não agem da mesma forma em cada pessoa.

Descubra também:

References:

http://dermato-info.fr/article/Le_soleil_et_la_peau

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.