Bolsa nos olhos

X
  • Bolsas sob os olhos
  • Bolsas sob os olhos ou olheiras?
  • Como as bolsas são formadas?
  • Quais são os diferentes tipos de bolsas?
  • Como as bolsas podem se desenvolver?
Bolsas sob os olhos

Com a idade, a pele mostra sinais ainda mais claros de cansaço, principalmente nas áreas nas quais ela é delicada, como as finas e frágeis pálpebras. Como as bolsas se formam? Por que elas são mais visíveis em rostos mais maduros? É possível atenuar sua aparência? Confira abaixo:

Resumo:

•           Bolsas sob os olhos ou olheiras?

•           Como as bolsas são formadas?

•           Quais são os diferentes tipos de bolsas?

•           Como as bolsas podem se desenvolver?

 

Bolsas sob os olhos ou olheiras?

Você está agarrada a uma memória ligeiramente nostálgica: durante os primeiros trinta anos de sua vida, a pele de seu rosto era elástica, bem hidratada e firme. Você tinha uma tez radiante e, mesmo quando você dormia pouco, os sinais de cansaço desapareciam rapidamente. Ou seja, com uma noite de descanso e uma alimentação saudável, esses sinais sumiam.

Desde então, a história não tem se repetido. Com o passar dos anos, o envelhecimento causou inúmeras mudanças na estrutura da pele, em sua organização e na capacidade de renovar suas células. Essas mudanças, invisíveis no início, acabam se tornando persistentes e notáveis ao redor dos olhos, ou aparecendo e instalando-se permanentemente.

Distinguindo entre olheiras e bolsas

Debaixo dos olhos, entre a pálpebra inferior e a parte de cima da maçã do rosto, a pele pode escurecer ou se transformar em olheiras profundas. Elas não devem ser confundidas com as bolsas, que estão relacionadas com a dilatação da pálpebra inferior.

Estes sinais do tempo não preocupam a todos, já que seu aparecimento está ligado principalmente à hereditariedade. Algumas mulheres, independentemente da idade, nunca terão bolsas sob os olhos!

Entretanto, além da herança genética, outros fatores promovem o surgimento das bolsas. E são exatamente esses fatores que podemos enfrentar.

Descubra também:

Referências:

Dermatologia Estética: Do Conceito ao Exercício Profissional, de Véronique Gassia, Catherine Grognard e Thierry Michaud:

http://books.google.fr/books?id=qW6twQ4fPRAC&pg=PT27&dq=dermatologue+vieillissement+des+yeux&hl=fr&sa=X&ei=h-LeUsvSFomEogTCi4CQDA&ved=0CD4Q6AEwAg#v=onepage&q=poches&f=false

 

Como as bolsas são formadas?

Ao redor dos olhos, a pele é muito fina e, por essa razão, muito frágil. Por que ela é tão frágil? Porque somente uma pele fina torna possível uma atividade muscular significativa. Na verdade, as pálpebras executam até 10.000 piscadas de olhos em um dia!

Além disso, o contorno dos olhos contém apenas pequenas quantidades de colágeno, elastina e lipídeos, que são elementos que fornecem resistência e elasticidade para a pele.

Por essas razões, a área ao redor do contorno dos olhos é sensível ao envelhecimento e se deteriora mais rapidamente.

Enfraquecimento e afrouxamento

À medida que os anos passam, a pele ao redor dos olhos fica cansada e suas fibras relaxam gradativamente. A circulação sanguínea e o sistema linfático diminuem. No corpo, o sangue transporta nutrientes e oxigênio, enquanto a linfa coleta o resíduo.

Se a atividade desses dois sistemas diminuir, isso pode causar a retenção de água e, consequentemente, inchaço sob os olhos. Por essa razão, é muito recomendado que você frequentemente estimule a área debaixo dos olhos, dando tapinhas de leve durante a aplicação do creme nessa região. Esta massagem leve estimula a circulação linfática e sanguínea, o que descongestiona a área e reduz o tamanho da pálpebra inferior.

Outra causa da formação das bolsas: o deslizamento da gordura em direção à pálpebra inferior.

Finalmente, os músculos ao redor dos olhos podem, às vezes, se desenvolver de forma muito significativa. Exemplo disso é quando as pessoas sofrem de miopia e seus problemas são mal corrigidos.

Hereditariedade e estilo de vida

O primeiro elemento responsável pelo aparecimento das bolsas sob os olhos é o perfil genético. Na verdade, não somos todos iguais no que diz respeito a esse fenômeno.

Além do fator hereditariedade, alguns fatores ambientais, como o cansaço, o estresse, o uso abusivo de álcool ou até o consumo de tabaco, devido aos seus efeitos danosos sobre a circulação linfática e sanguínea, também são responsáveis para a formação das bolsas.

Descubra também:

 

Referências:

http://globometer.com/corps-clignement.php

Website – Biotecnologias - Biologia humana da Academia de Versailles:

http://www.genie-bio.ac-versailles.fr/IMG/pdf/2_4_b_ter_article_pourquoi_a_t_on_des_cernes.pdf

Website – Dr. Picovski:

http://docteur-picovski.com/faq/differences-cernes-poches-sous-les-yeux/

Quais são os diferentes tipos de bolsas?

Mesmo que não existam categorias específicas ou tipos específicos de bolsas, ainda é possível classificá-las de acordo com o mecanismo envolvido em sua formação, o que nos permite estabelecer um diagnóstico e encontrar uma solução direcionada para quem deseja corrigi-las.

Bolsas matinais

Durante a noite, a linfa, que é responsável por transportar os resíduos do sangue, pode se acumular dentro de suas pálpebras inferiores. Isso significa que elas ficam temporariamente inchadas quando você acorda, o que às vezes dá aquele ar de cansaço, que poderia ser evitado. Este inchaço geralmente desaparece durante a manhã, mas, às vezes, as bolsas podem durar por mais tempo, principalmente nas pessoas que sofrem de problemas de circulação.

Hérnia permanente

O olho fica dentro de uma cavidade, chamada de órbita, na qual existe uma camada de gordura que ajuda na mobilidade do globo. Com o passar do tempo e os efeitos adicionais da gravidade e a flacidez dos tecidos, esta gordura desliza na direção da pálpebra inferior. Na sequencia, a pele distende e incha, formando uma bolsa que se instala permanentemente.

Descubra também:

References:

Website – Dr. Picovski:

http://docteur-picovski.com/faq/differences-cernes-poches-sous-les-yeux/

Website – Dr. Gilles Korb:

http://www.docteur-gilles-korb.com/medecine-esthetique/yeux-cernes.htm

Como as bolsas podem se desenvolver?

As bolsas sob os olhos não aparecem apenas durante a noite. Ao contrário, o processo de seu aparecimento é longo.

Previna a formação das bolsas

O aparecimento das bolsas depende de vários elementos, e a hereditariedade é, certamente, o mais determinante. Essencialmente, é bastante lógico quando se percebe que os genes herdados dos pais controlam o processo natural do envelhecimento, a flacidez da pele ou, até mesmo, a resistência de cada um à gravidade.

Entretanto, observe que o cansaço, o estresse, o consumo de tabaco ou a exposição prolongada ou desprotegida ao sol  aceleram muito este envelhecimento programado. O estilo de vida é, portanto, um fator-chave que freia o surgimento das bolsas, embora nem sempre ele evite o seu aparecimento. Além disso, depois que as bolsas se estabelecem, é muito difícil se livrar delas.

 

Tratamentos antibolsas

Ao aplicar regularmente as leves massagens, com produtos especiais que estimulem a microcirculação, você reduzirá significativamente o inchaço das pálpebras. A composição específica dos cosméticos, aliada à drenagem ocasionada pelos movimentos feitos nesta parte do rosto, podem amenizar o problema.

 

Finalmente, um procedimento cirúrgico, a blefaroplastia, é possível. Esta operação, realizada com anestesia local, remove o excesso de gordura que se acumulou. Os resultados, dentre os mais duradouros de todos os procedimentos de cirurgia cosmética, melhoram em um período de três a seis meses após a operação.

Descubra também:

Referências:

http://globometer.com/corps-clignement.php

 

Website – Biotecnologias - Biologia Humana da Academia de Versailles:

http://www.genie-bio.ac-versailles.fr/IMG/pdf/2_4_b_ter_article_pourquoi_a_t_on_des_cernes.pdf

 

Website – Dr. Picovski:

http://docteur-picovski.com/faq/differences-cernes-poches-sous-les-yeux/

 

Website - Cirurgia Plástica Reconstrutiva e Estética dos Cirurgiões Qualificados na França:

http://www.chirurgiens-plasticiens.info/dossiers/blepharoplastie.php

 

 

A importância da saúde da sua pele

ROC® possui uma linha completa de produtos para atender cada tipo e necessidade de pele. Com eles, você mantém o cuidado diário para promover a saúde de sua pele.
Sempre surpreendente, ROC® inova mais uma vez. Com novidades desde a embalagem, desenvolvida para facilitar a aplicação, até a tecnologia moderna com anti-idade, ainda mais completa para cada tipo de pele. A nova textura dos produtos também chama a atenção e revoluciona o mercado de dermocosméticos com mais opções de tratamento.
ROC® MINESOL® OIL CONTROL Dupla ação anti-brilho: redução e controle da oleosidade da pele.
Dermatologicamente testado, o protetor solar MINESOL® OIL CONTROL oferece benefícios a mais para sua pele. Com ultraproteção contra raios UVA e UVB, a linha protege também contra a luz visível, além de controlar a oleosidade da pele. Uma ótima opção para quem busca uma pele protegida e saudável em todos os sentidos.